segunda-feira, julho 18, 2005

AVALIAÇÃO ANO 2005

Caríssimos irmãos e irmãs escutas,

Infelizmente, e por falta de disponibilidade de 60 % dos pioneiros, está cancelada a avaliação marcada para dia 23 de Julho.

Permitam-me, no entanto, fazer algumas considerações que considero pertinentes:
1 - O ano correu MAL, muito mal mesmo.
2 - As falhas por "falta de vontade", incluíndo por parte da equipa de animação, foram tantas que eu nem consigo enumerá-las.
3 - Para mim a avaliação teria sido importante pois seria a altura certa para expurgar os meus pecados e dizer o que tinha a dizer. Talvez em Setembro, ou Outubro, ou nunca, já seja tarde demais para avaliar algo que todos consideramos como o ano "passado".

Espero que a nossa vida escutista não tenha mais anos como este.

Uma canhota forte para todos

Ruben

PS: Aguardo sugestões na forma de comentários...

6 comentários:

Anónimo disse...

Como é que é possivel, nem na altura de fazer uma retrospectiva do ano, que todos sabemos qur ñ correu bem, nem metade das pessoas estão disponiveis para tal... é um bocado triste...
Este é para já o meu comentário, pois ñ tenho tempo para mais, mas eu volto ca para colocar a minha avaliação. Forte canhota para tds!

Tiago Pulido disse...

O ano começou mal, a disponibilidade para trabalhar, o empenho e vontade também não esteve presente, sinto que este ano o meu único objectivo e já dito muitas vezes a muitos elementos foi tentar ao máximo que os elementos novos fizessem a promessa, ao longo deste ano, aconteceram-me diversas coisas que me deixaram por vezes em baixo nas quais pensei em desistir e que me levam por vezes a pensar que esse é o melhor caminho, talvez o fim de uma longa caminhada/jornada que fui traçando ao longo destes anos que partilhei convosco.
Sinto falta de um espírito como antigamente, de um espírito de trabalho, acho que os elogios que todos nós dêmos o ano passado ao pessoal fez com que este ano o pessoal se desleixa-se e não quisesse trabalhar ou não tivesse vontade porque já sabia o quanto valia e não precisava de mostrar o quão importantes e bons vocês são!
Sinto muito por o saldo do empreendimento não ter sido positivo, sinto que não era algo utópico pois empreendimentos passados revelaram-se utópicos e foram concretizados, sinto muito também por não me ter motivado por esse empreendimento pois desde o início não o achei correcto dando prioridade a coisas que achava necessário – MATERIAL!!!
Senti que não existiu esforço de ninguém em saber como as coisas andavam ou como as coisas não andavam (que este foi o termo e é o termo mais adequado) não andaram, ficou então na minha conta de último ano de pioneiro um saldo negativo deste ano a nível de grupo!
A nível de animação, é assim, não passei muitas actividades convosco este ano, tenho pena de ter perdido o acampamento, pois acho que este ano a equipa de animação (E VEJAM SE NÃO SE ESTRAGAM COM ELOGIOS) estava mais "idiota" de ideias, mais imaginativa, mais criativa e foi o exemplo disso o Raid que nós tivemos e também a actividade que vocês tiveram na Costa!
A nível de equipas, não trabalhei muito convosco e sinto que o não posso falar muito por isso :(
A nível da minha equipa, fiquei surpreendido pela positiva em vários aspectos, desde o 1º lugar (INJUSTO EU SEI RUBEN) no raid de núcleo, como também o 2º no acampamento e só demonstram que são autónomas e não precisam dos mais velhos para vos ajudar pois vocês estão lá, fiquei surpreendido pela positiva por uma grande rapariga que está na equipa Tubarão, a Ângela Miguel, embora não tenha feito a promessa, sinto que de todos os que a fizeram ela mereci-a também e demonstrou isso ao longo do ano a esforçar-se para fazer as provas, mostrando um espírito de escuteira que me meteu de boca aberta, com espírito para ajudar, ouvir e criticar/opinar e que no futuro, se este elogios não a estragarem, se vai tornar uma grande escuteira e honrar o bom nome do escutismo!
Agora quero vem a parte lamechas em que eu vos peço desculpas bla bla bla por cortar em vocês (e por continuar eheheheh pois vocês também o fazem muahahahah) e desejar-vos umas boas férias patatipatata e que embora ainda não saiba como vai ser o dia de amanhã espero vos encontrar nessas estradas da vida 

“Enquanto houver estrada para andar, a gente vai continuar”

AH mais uma coisa PEÇO DESCULPA POR TER VANDALIZADO O ÁRMARIO DA EQUIPA TUBARÃO... mas a culpa foi da Rita :P estou a brincar :) não a sério aquilo sai bem, espero eu!

Fortes canhotas!!

Anónimo disse...

viviana:

acho que o ano correu muito mal,primeiro porque começou muito tarde e depois porque houve muitas intrigas e falta de tempo e vontade por parte de muitas pessoas e tempo perdido a mais em coisas pequenas. acho que o empreendimento não foi bem escolhido, as bicicletas de dois lugares nunca teriam dado resultado. se já é complicado subir de bicicleta sozinho quanto mais a dois e com uma caixa de material atrelada.... não houve o empenho que se deveria ter num projecto para o ano... também muito devido a mim, pois era minha obrigação cultivar esse interesse e chamar a atenção para que se fizesse alguma coisa para que o empreendimento corresse bem. adorei o convivio e ajuda que demos na actividade de taizé.
gostei muito do 1º raid do ano, nas ferias de carnaval, apesar de todos estarmos exaustos ao fim desse raid, acho que todos adorámos,principalmente pelo convivio em equipa.
não gostei nada do dia de b.p. a começar pelo raid, que estava muito mal organizado,passando pela abertura e acabando na actividade de 2º dia que so foi um pouco melhor pelo convivio em grupo.
adorei o primeiro acampamento, na costa, o tema foi muito bem explorado, mas tenho pena por não ter estado presente todo o grupo, já que foi o unico acampamento de grupo.
quanto a promessas, adorei que tivessem feito a promessa e sinto-me ainda mais feliz pela a ana isabel e pelo nascimento que nao fizeram-na o ano passado, mesmo assim acho que houve um pouco daquela coisa do «deixa andar» em relação às provas.
não gostei muito da actividade de verão. está bem que o tema deste ano era para convivermos mais em agrupamento, mas as actividades em agrupamento para mim são sempre muito sem sal, passam-se muito em branco. mesmo assim, gostei muito da minha equipa.
em relação á equipa de animação, acho que poderiam ter feito mais... mas mesmo assim até nem tiveram mal de todo, talvez por terem entrado novos mebros para a equipa de animação se tenham desleixado um pouco.
tenho pena de nao vos poder ter dito tudo isto frente a frente e ter de ser assim, com certeza diria mais do que isto.

beijao e boas férias ;)

Anónimo disse...

Como prometido, aqui está a minha avaliação em forma de comentário sobre este ano escutista. Este foi para mim, enquanto escuteira o ano mais complicado, mais estranho… O facto de ter começado já tarde, não poderia nunca ter significado uma redução drástica de trabalho e de vontade, pelo contrário, devíamos de nos ter unido ainda mais para tornar aquele que iria ser um pequeno ano (a nível de tempo) num grande ano (a nível de qualidade). Inicialmente pensei que este teria de ser para mim um ano marcante, pela positiva claro, visto que iria ser o meu último ano nos Pioneiros. Mentalizei-me desde o início que teria de dar muito de mim para que os elementos fizessem a promessa, para integrar ao máximo os elementos nas novas equipas e para que pudesse continuar as minhas provas de progresso (o que infelizmente não foi possível  !). No entanto, ninguém faz milagres e se não existe uma motivação, disponibilidade, vontade e empenho por parte de todos para a realização das actividades, não vai ser um ou dois que vai desencadear essa força toda. Acredito que este não tenha sido um bom ano para o Tiago ter sido Guia de Grupo, pois da maneira como estava o grupo pioneiro, bem sei o quanto era difícil entrar pelo Abrigo e coordenar/organizar o trabalho existente. Penso que muitas das vezes o pessoal ia para os escuteiros não para trabalhar a nível escutista mas para pôr a conversa em dia (até parece que não se viam nem estavam juntos durante toda a semana). Sim Tiago, também eu sinto falta do espírito existente a uns 2/3 anos atrás, quando queríamos mesmo desenvolver algo útil a nível escutista, e quando éramos realmente, e durante todo o ano, um grupo unido! À medida que o ano avançava o meu entusiasmo por aquilo foi caindo, a minha motivação também, e eu a cada fim de semana que passava por lá, e chegando a casa sentia-me mais triste, às vezes nem sabia bem o porquê, era algo que me apertava o coração e que tinha medo de desabafar com as pessoas. Pensava que era só “coisinhas” da minha cabeça, mas não. Nunca tinha colocado a escola à frente dos escuteiros, pois como a maioria do pessoal sabe, eu ADORO aquilo, é mesmo a minha segunda casa e família, mas as coisas não estavam a correr bem, e estava a sentir-me ausente, posta de parte, tanto por parte do grupo como por parte do agrupamento. Há já alguns anos que aquilo mudou, e poucos se aperceberam, tenho falado muito sobre isso com algumas pessoas que como eu têm saudades dos velhos tempo… desistência, essa acho que era a palavra que aparecia mais rapidamente na minha cabeça quando se falava em escuteiros. Até a minha mãe estranhava o facto de eu pensar duas vezes se queria ou não ir aos escuteiros. Talvez eu também tenha alguma culpa, mas infelizmente lá no fundo não encontrei a força e a vontade para subir e começar a lutar pelo ano!
Quanto ao empreendimento, penso que pouco ou nada há a dizer… da parte da minha equipa não houve força de vontade para procurar o empreendimento capaz de atrair o grupo e quanto as propostas das outras equipas, acho muito bem que se sonhe alto, mas temos de ter em conta as nossas necessidades. Correu mal, já o disseram, foi mal organizado, gerido, planeado, e mal-encarado!
Fiquei muito contente por ter podido integrar a organização do Taizé, foi uma experiência muito gratificante, e que penso que todos gostamos muito. Não me importei nada e ter passado a minha passagem de ano com o pessoal do encontro visto ter-me divertido muito. E sempre que precisarem, já sabem, eu estou disponível!
Contrariando os meus sentimentos negativos face ás reuniões, as actividades que inicialmente não me apetecia ir, devido ao modo como me sentia, revelavam-se como a fonte onde eu recuperava as forças para permanecer nos escuteiros, e também graças a certas pessoas. O acampamento de grupo na Costa penso que correu bem, pele menos e tendo em conta a avaliação da actividade, todos ficaram satisfeitos. O tema foi muito bem trabalhado e integrado por todos. Os raids, penso que correram bem, parabéns a minha equipa pelo trabalho realizado no primeiro e obrigado Marujo por teres estado presente! No segundo, Dia de B.P, para além de nos terem enganado no inicio (má organização), o resto do Raid não foi feito pela competição mas pela vontade de querermos estar em equipa e a conhecermo-nos melhor. Apesar do lugar da classificação sentíamo-nos muito bem, por estarmos juntos e felizes. Fiquei muito contente pela Ana Moreno e pelo Nascimento, finalmente, terem feito a sua promessa, e fico igualmente feliz pelos restantes elementos. Ângela não te preocupes a tua vez chegará e tu (como esperemos que os outros façam) honraras e dará muito valor ao teu lenço de Pioneira!
Quanto a actividade de Verão… pois que dizer sobre uma actividade que me cansou psicologicamente ao máximo??? Não foi nada fácil ter coordenado aquela gente. Eu sou, claramente a favor dos acampamentos de agrupamento, na medida em que constituem uma mais valia para as trocas de experiências e para nos conhecermos melhor. Mas a melhor maneira de correrem bem, é estarem todos empenhados em trabalhar e divertir (nas devidas alturas), é as equipas serem igualmente bem feitas, e de existir por parte de todos um mínimo de conhecimento e educação (consoante as idades, claro) para poderem trabalhar em equipa. Eu bem lá no fundo…:P gostei do acampamento, mas como já estava um pouco cansada e preocupada com as questões escolares, foi muito desgastante!
Quanto á minha equipa, durante as reuniões, e na medida do possível, trabalhamos bem; no raid de grupo tivemos muito unidos, mas na actividade na sede, podíamos ter desenvolvido um maior trabalho. O Acampamento na costa correu bem, apesar do Marujo não ter estado presente. Por motivos pessoais, escolares ou outros não foi possível trabalhar no campo com o Marujo e com a Joana. Mas a equipa aguentou-se muito bem e juntos ultrapassamos as dificuldades. Quanto ao facto de ter sido Sub Guia e o Marujo Guia, não teve nada a ver com a minha falta de entusiasmo, visto que nunca nos consideramos um melhor do que o outro, simplesmente na sede o Marujo era mais presente e em campo estava eu mais presente. Mas demo-nos bem e o ano passou-se.
Quanto á equipa de animação, eu acho que os pioneiros têm muita sorte de ter uma equipa tão jovem e dinâmica, e que mais do que chefes se revelam grandes amigos, pelo modo como nos falam e nos levam a trabalhar pelo objectivo comum. Pelo menos é assim que eu os vejo! E agradeço por cada dia passado na secção com esta equipa de animação. Obrigado por me terem ajudado a crescer a ser um melhor Ser Humano. Acredito que deve ser difícil conciliar os estudos ou o trabalho com as obrigações escutistas, e apesar de dizerem que têm alguma culpa pela falta de trabalho no grupo, a grande parte da culpa e nossa pois já somos crescidinhos e deveríamos ter tido a capacidade para ir a luta e para desenvolvermos actividades capazes de atrair e motivar o grupo.
Já me ia esquecendo, é de louvar o esforço pela realização de um blog, local onde era suposto a troca de informações, a apresentação das actas, mas mais do que isso devia ser um espaço onde poderia estar as nossas lembranças, sobre a forma de comentários ou fotos sobre as actividades que iam sendo desenvolvidas, no entanto este foi um espaço “adormecido” acordado de uma forma quase que obrigado para a colocação “fria” de uma acta, talvez para o ano o blog esteja mais dinamizado… façam por isso!
Esta não era a maneira que eu desejei para vos falar na minha ultima vez como membro da IIIª, pois, e apesar do comentário ser grandinho, muito mais havia a dizer, só que as palavras vão surgindo e não consegui reduzir os meus pensamentos. Queria vos dizer cara a cara que nem sempre as coisas correm como queremos, que temos momentos altos e baixos e que graças a certas pessoas consegui permanecer ali, naquele espaço que de um momento para o outro deixou de parecer o meu ABRIGO. Acredito, o tempo não volta atrás e melhores momentos virão!
Sejam mais humanos, amigos, unidos, sejam um grupo – conjunto de pessoas, que têm objectivos comuns cooperando para os atingir – e sejam felizes… Estarei sempre por perto e disponível para os ajudar no que for preciso.
Agora só desejo Boas férias e para o ano que o Grupo Pioneiro tenham um Grande Ano!!! Beijokas e uma forte canhota amiga para todos.

Anónimo disse...

Já reparei que a avaliação do ano 2004/2005 vai ser feita "via comentários", e sendo assim, aqui deixo a minha:
»Início do ano: o ano é capaz de ter começado um pouco tarde para o normal, e isso reflectiu-se mais no empreendimento, que foi começado muito em cima (acho eu)...
»Actividade do Carnaval: Adorei...acho que a ideia foi muito original e foi bem conseguida =). O raid, apesar de ter sido muito, muito longo, fez-nos bem. Não só por nos preparar para o raid do dia de B.P. mas também para nos mostrar que conseguimos superar obstáculos (e que grande obstáculo =P)...
»Dia de B.P: Gostei dos dias. O raid, apesar daquele problema do 1º posto correu bem, e o resto das actividades também. Fiquei super-feliz/orgulhosa com o lugar da Tubarão…acho que aí fiquei com novo ânimo =) …
»Acampamento da Costa: lamento imenso não ter ido mas, apesar disso, pelo que já vi escrito e pelo que me disseram, correu muito bem...(E queria dar os parabéns à Tubarão porque, eram poucas mas boas ;))
»Inauguração da Igreja: Acho que correu bem, tirando um pormenor ou outro...
»Promessas: tenho pena de não ter podido ir a mais uma actividade, mas aproveito para felicitar os que a fizeram;). Tenho um pedido de desculpas a fazer à secção pela "forma que me portei" quando soube que não a fazia...sei que foi uma má atitude e que não devia ter agido assim...
»Empreendimento: não deu resultado, mas disso já toda agente sabe... concordo com os comentários anteriores que isso se deveu à falta de empenho...
»Acampamento de Montejunto: tenho o orgulho de dizer que a este eu fui! Para mim o acampamento foi espectacular; começando pela minha equipa e pelo meu animador, que não podiam ser melhores. Foi fácil trabalhar com eles e ambos me ensinaram imenso, obrigado =). As actividades e construções foram muito boas e gratificantes. O trabalho não só em equipa mas também entre as equipas (sim, porque apesar de não ser suposto haver, a verdade é que houve) foi muito bom mesmo, só mostrou que mesmo "separados" continuamos unidos. Mas como nem tudo são rosas, também houve falhas. Começando pelo desequilíbrio que havia entre equipas, tanto por defeito como por excesso e o cumprimento do horário de campo. Não vos critico (às equipas de animação e chefes que estavam presentes) por essas falhas de horário, a sério, e mesmo quando eu fiz aquela pergunta no acampamento, não era para ser encarada como uma acusação... (acho é que o erro está na alvorada. A partir do momento em que nos levantamos depois da hora prevista, todo o horário se irá alterar). Em relação às equipas, (eu não me queixo) acho que deviam ter sido pensadas com antecedência de modo a ficarem equilibradas.
Um grande obrigado a todos os que ajudaram, ensinaram etc...=) ( e vocês tinham razão quando diziam que o acampamento “muda” a nossa vida escutista)…
»A minha equipa - Tubarão: Apesar de ter sofrido aquela mudança de equipa muito repentina, e isso me ter ficado a matutar na cabeça durante algum tempo, eu adorei estar/trabalhar na equipa Tubarão. Acho que é/foi uma equipa unida, que consegue/conseguiu trabalhar junta sem preocupações e que me "acolheu" muito bem =)...
»Atitudes: Um “erro” que eu notei na secção logo que entrei, é que há pessoas são tratadas de maneira diferente das outras, (e se estou a escolher bem as palavras) que lhes são atribuídas mais valor, nomeadamente nas coisas que fazem. E que quando é preciso alguém para fazer X coisa, é sempre chamada a tal pessoa, sem sequer se dar oportunidade a outros. Sei que existe isto em todas as secções, e se calhar até mais que na IIIª mas, só queria deixa aqui este “alerta” que acho que apesar de já ter diminuído bastante, continua a existir…
Queria também deixar aqui um conselho: Margarida tens de mudar de comportamento durante os raids. Sei que é custoso, mas não é assim que vais resolver as coisas…por isso, acho mesmo que devias mudar de atitude…pensa nisto…
E no que toda a atitudes, queria dar os parabéns à IIIª que, pelo que vejo, é das, senão a, secção mais unida (apesar daquilo que disse acima), e sinto-me orgulhosa de fazer parte dela =) …
»Conclusão: Acho que o ano não correu assim tão mal como todos dizem, apenas não houve “força” para “agarrar nele” e torná-lo num melhor…Mesmo assim, eu gostei dele…
Acabo aqui o meu comentário e espero que tenha servido de alguma coisa…:P
O resto de boas férias a todos…

Ângela Miguel

Anónimo disse...

Sou eu outra vez =P...é que me esqueci de falar da equipa de animação...
»Eu gostei da euipa de animação...o que eu acho foi o que a sandra disse, que é muito bom ter tido uma equipa assim, practicamente da nossa idade, que são nossos amigos/irmãos mais velhos e que os podemos tratar por "tu" e confiar...=)

*Em cima, quando digo "E no que toda a atitudes", era suposto ter dito "E no que toca a atitudes"...=P

Acho que é só isto que tenho a acrescentar...

Bjs e Boas Férias!

Ângela Miguel