segunda-feira, maio 15, 2006

Promessas 2006

Senhores Pioneiros do Grupo 37 do Agrupamento 317 Alverca,

É com bastante tristeza que escrevo este post. Nunca pensei que o Grupo Pioneiro 37 chegasse ao ponto a que chegou...

No sábado passado estiveram presentes a tempo inteiro, com disponibilidade para trabalhar para a vigília, 4 pioneiros investidos. Uma vez que as promessas são a menos de uma semana, não compreendo a falta de interesse que todos demonstram. Aliás, fico a pensar que é uma grande falta de respeito não só para os vossos irmãos pioneiros que vão fazer a promessa mas também para todos os outros (lobitos, exploradores e chefes que também a vão fazer). Sinceramente, fico a pensar que valor é que vocês dão à promessa que tambés vocês fizeram e que agora, parece-me, deixaram de ter interesse e não vale a pena cumpri-la.

Não posso questionar os motivos (bons ou maus) que possam ter para não comparecerem nas promessas ou até para faltarem à sua preparação pois acredito no princípio da liberdade total, responsabilidade total. Sei por experiência que muitos de vós, por opção própria, não chegarão a caminheiros e muito menos a chefes mas, mais uma vez, alerto-vos que se não querem estar nos escuteiros então só têm que assumir essa decisão e agir de acordo com a mesma. Não deixem é que os outros fiquem "agarrados ao pau" por contarem com a vossa ajuda que depois é negada por interesses alheios aos escuteiros. À que estabelecer prioridades e se esta não é uma prioridade então só têm é que dizê-lo claramente pois talvez o vosso lugar não seja aqui... Não vos levo a mal se assim é pois tenho a certeza que alguma coisa terão aprendido com a vivência no escutismo.

Mais vale quem quer do que quem pode... e quem quer arranja maneira.

Uma canhota forte para todos

Ruben

2 comentários:

Anónimo disse...

Oi!

Primeiro que tudo quero felicitar todos os que fizeram promessa, nomeadamente os nossos azulinhos e os nossos dois novos dirigentes. Receber o lenço é sempre um momento bastante forte, e foi com muita alegria (e muitas lágrimas à mistura) que vos vi recebe-lo, mas mesmo sem o terem ao peito, todos nós ja os consideravamos postos. o que eu quero dizer é que é sempre importante recebê-lo, mas terem no ou nao, nao impedia que nao estivessem já perfeitamente enquadrados no grupo. a única diferença agora, é que nao podemos "explorar-vos" como antes...=p
relativamente a quem nao fez a promessa, espero que continues a empenhar-te, a trabalhares para o conseguir, e para o ano queremos ver-te com o lenço azul,ta?

falando agora da vigilia de oração... primeiro que tudo acho que eu, e todos aqueles que nao estiveram presentes na preparação devem um ENORME pedido de desculpa aos que fizeram a promessa... já falei com alguns pessoalmente, e inda hei-de falar com os outros, mas por enquanto aqui fica o meu pedido: desculpem-me Diana, Ângela, Luís, Philipe, Ivo e João Paulo... e desculpem-me também Rossana, Migalha, Marujo, Brilhante e Paulo, porque sei que estavam a contar connosco... em relaçao aos chefes, o pedido de desculpas nao é tao forte, tenho apenas que pedir desculpa pela desilusao que vos proporcionamos....
relativamente à maneira de como correu, sinceramente tive pena que nao se tivesse ouvido, nem percebido muito bem... tiveram azar com a luz negra e depois o barulho e a falta de mais luz negra impediram que corresse tao bem como eu esperava.. gostei bastante da ideia, e queria felicitar vos por, mesmo sem o apoio dos restantes 15 que faltaram, conseguirem e quererem fazer uma apresentação tão surpreendente.
mas falando agora no dia das promessas, penso que foi um dia muitissimo bem passado, e todo o agrupamento 317 esta de parabens!


Bjx***

Ângela Leão disse...

Está desculpada ;)

*Bjs