Achei importante escrever um pequeno texto sobre o apóstolo Santiago de modo a enriquecer mais esta nossa actividade.
«... Um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão que estavam numa barca, consertando as redes. E chamou-os.Eles, imediatamente, deixaram a barca e seu pai e O seguiram.»
Segundo o Novo Testamento, Tiago era filho de Zebedeu e Salomé, e irmão do apóstolo São João Evangelista. Tal como o seu pai e o irmão, era pescador no Mar da Galileia, onde trabalhava com André e Simão Pedro. Tiago, Pedro e João seriam, de resto, os primeiros a abandonar tudo para seguirem Jesus como seus discípulos, tendo sido dos seus mais próximos colaboradores, ao participarem na Transfiguração, na agonia de Cristo no Monte das Oliveiras.
Santiago, respondendo com generosidade ao apelo de Jesus Cristo, tornou-se uma das fortes colunas em que Ele edificou a Sua Igreja. Foi o primeiro bispo de Jerusalém e o primeiro, entre os apóstolos, a derramar o seu sangue pela Fé em Jesus Cristo.
Deu, como o Mestre, a maior prova de amor, dando a vida pelos que se ama.Santiago era de Betsaida, na Galileia e era chamado «Maior» para se distinguir de outro Apóstolo do mesmo nome.
Depois da ascensão de Cristo, Santiago evangelizou a Judeia e Samaria, partindo depois para a Penísula Ibérica, onde desenvolveu trabalho fecundo na dilatação da fé.
Tendo voltado a Jerusalém, Herodes Agripa, para agradar aos Judeus, condenou-o à morte. Foi decapitado cerca do o 42, pouco antes da Festa da Páscoa.Parece, que por receio dos Árabes, que se apoderaram de Jerusalém, o corpo do Santo foi mais tarde transportado para Compostela, na Espanha, onde o seu culto é muito grande e também em Portugal.
O dia 25 de Julho lembra-nos a data da transladação.
Ultreia,
Paulo César
quarta-feira, agosto 30, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário