No dia 5 de Fevereiro, Sexta-feira, o grupo Pioneiro 37 concentrou-se na sede, às 21.00 h para um Raid. Estiveram presentes os seguintes elementos:
Equipa Noitibó: Carolina Sena, Marta Pedras, Simão Santos, Guilherme Rocha, Pedro Gomes e Ruben Durães.
Equipa Tubarão: Hugo Antunes, Joana Figueiredo, Daniel Alves, José Carlos, Hugo Pereira e João Monteiro.
Equipa Jaguar: Diogo Matias, Patrícia Cardoso, Emanuel Frade, Inês Pedras e David Marques.
Equipa Vaca: Miguel Martins, Ricardo Brilhante e Catarina Pereira.
Estiveram também presentes: Andreia Martins, Ricardo Pascoalinho, João Marujo.
Primeiramente colocámos as mochilas nas camaratas, alguns elementos prepararam as refeições para o raid e outros já estavam na parada à espera da “revista” às malas.
Depois de todas as malas revistadas e refeições preparadas, seguimos todos com o material necessário até à estação de Alverca onde já nos esperavam os elementos Carolina Sena, José Carlos e Hugo Pereira.
Comprámos os bilhetes e dirigimo-nos até à Azambuja.
Na estação da Azambuja, entregaram-nos: 1 SOS (para abrir em caso de nos perdermos), 3 cartas militares com as regiões de Alenquer, Alverca e Vila Franca de Xira e um papel com um pequeno texto e coordenadas. A primeira equipa a encontrar o local partia primeiro.
A primeira equipa a partir foi a Equipa Noitibó.
Depois de muito caminhar passámos por 9 postos e em cada um deles teríamos um texto para ler e falar sobre ele e as perguntas que lá nos questionavam. Passámos por várias regiões, desde as Cachoeiras às Cardosas.
Os textos falavam de ser escuteiro, de ser pioneiro. Falavam dos três “símbolos”: a Gota de Água, que significa a pureza; o machado, que significa a construção, construir um mundo melhor e a rosa-dos-ventos, que significa o caminho a seguir, orientação. Também falavam de alguns santos como: S. Pedro, S. João de Brito, Sta. Teresinha, entre outros.
Falavam de o facto de numa viagem não terem todos a mesma língua. Que, hoje em dia, as peregrinações fazem-se por ser “moda”.
Durante o raid foram nos dando refeições: pães com marmelada, leite com chocolate, sumo, gomas, chocolates.
No raid, alguns elementos desistiram, nomeadamente o Hugo Pereira e o Guilherme Rocha por já se encontrarem muito cansados.
No dia 6 de Fevereiro, Sábado, eram cerca de 10h da manhã quando a 1ª equipa chegou à sede, a Equipa Jaguar, “a grande vencedora”.
Seguindo-se a Equipa Noitibó e um pouco mais tarde a Equipa Tubarão.
Depois de chegarmos, tomámos banho e dormirmos cerca de 2 horas até à hora de almoço. O almoço foi esparguete e ovos mexidos com salsichas preparados pelo Guilherme Rocha!
Depois do almoço, a “equipa de animação emprestada”, deixou-nos para voltar às suas funções nos Lobitos e Exploradores.
Seguiu-se a avaliação. Na avaliação foram criticados positivamente a Equipa Jaguar que disseram ser o “espelho do guia”. Foram criticados negativamente as Equipas Tubarão e Noitibó por terem muitas expectativas e não se terem concretizado. Apesar de todas as equipas serem criticadas por não terem pensado bem sobre os textos.
Depois da avaliação ensaiámos as músicas do cancioneiro. De seguida fomos para a missa a “coxear”.
Para finalizar o dia foram entregues as autorizações para o dia de B.P. e foram dadas algumas indicações: no Próximo Sábado há reunião!
! É para estudar os códigos que aprendemos anteriormente!
Sem comentários:
Enviar um comentário