quarta-feira, janeiro 12, 2011

ACAGUI, Base Militar da Ota

Por Guias e Sub-Guias da Comunidade 37,

A reunião do sábado passado foi de presença única para guias e sub-guias da Comunidade. De todas as comunidades do Núcleo, que se reuniram sexta e sábado.

Sexta, 7 de Janeiro
A noite de sexta foi essencialmente o quebra-gelo. A entrada da Base Militar da Ota foi acolhendo os diversos elementos que iam chegando. A certo momento, dirigimo-nos para o Pavilhão Desportivo onde passaríamos a noite.
Como não poderia deixar de ser, formaram-se equipas mistas de entre os vários elementos a participar na actividade. A formação das equipas fez-se da seguinte forma: cada elemento tinha nas costas parte de uma frase dita por alguém célebre, frase essa que expressasse liderança. Jogo esse feito à base do silêncio, que à partida se mostrou bastante complicado. A certa altura os chefes colocaram a frase nas costas e assim foi possível nos orientarmos. Com a agravante de que, houve elementos do núcleo que faltaram, mas que tinham um papel também, tínhamos que recorrer à parede onde estavam colados um número considerável de papeis. Equipas formadas, foi tempo de decidir lema e nome de equipa. Processo esse que demorou algum tempo, visto que as equipas tinham que se conhecer melhor. O segundo desafio da noite consistia num jogo onde o importante era proteger um ovo a um custo reduzido. Ou seja, tínhamos ao nosso dispor guardanapos, copos, sacos de plástico, balões, palhinhas...cada qual com o seu preço e número estipulado de quantidade a utilizar. O objectivo era que o ovo pudesse ser lançado sem partir. De entre as equipas em jogo, apenas uma conseguiu o feito!
O terceiro, e último, jogo da noite estava direccionado para a comunicação e o quão importante é numa equipa. O jogo foi jogado por duas rondas, cada qual com trÊs elementos de cada equipa, e em cada ronda umas oito equipas. Um elemento estava vendado no meio de tampas de plástico de diversas formas e cores, mas de olhos vendados. Um outro elemento, que conseguia ver o elemento vendado apenas dava indicações sem falar, a um outro elemento de costas viradas para o "vendado", transmitindo a informação do "gestos" com sons (miau, muu, piu piu, ai, ui...etc). O objectivo era apanhar apenas as tampas azuis.

No final dos jogos, foi feita uma pequena reflexão para se retirar o que de mau e de bom transmitem estes jogos numa equipa. Fim do dia!


Sábado, 8 de Janeiro
O dia começou com a habitual higiene pessoal e ida para o pequeno almoço. Depois do pequeno almoço, foi dado o início ao conjunto de ateliers que compunham o dia: Liderança, Orientação, Cargos e Competências e um outro de Sistema de Progresso (RAP).

Liderança: transmitido o papel de um guia na equipa, revelando os diversos tipos de guias. Deste atelier fez parte uma actividade em que, separados em grupos, teríamos que representar os diversos tipos de Guia: Autocrático, Liberal e Democrático.
Cargos e Competências: foi-nos explicado o papel de cada um dos cargos numa equipa e quão importantes são. Foi-nos também dado informações sobre competências e como poderíamos ganha-las. Aqui, a actividade consistia em cada equipa pensar numa actividade, seja ela um acampamento ou raide, em que cada elemento integrante da equipa possa tirar uma competência.
Orientação: Para além das diversas formas de orientação, foi-nos dado algumas "luzes" sobre azimutes e coordenadas. No final, jogámos ao "jogo da serpente" com perguntas de fé, escutistas e orientação.
Sistema de Progresso: Aqui, foi-nos refrescada a memória sobre o RAP e toda a dinâmica das diversas áreas: afectivo, carácter, físico, intelectual, espiritual, social. Neste atelier tínhamos uma primeira actividade que consistia em associar umas das áreas a três palavras ou expressões representativos dessa área.

Os ateliers duraram o dia todo, com paragem para almoço. No final, perto das cinco da tarde, juntamo-nos todos para seguirmos para a avaliação. Cada elemento preencheu a avaliação e no final, quem quisesse poderia dar o seu parecer. No geral, conta-se com uma avaliação positiva. Tal actividade não podia terminar, sem a já habitual "Música do Adeus". Feitas as despedidas, com a promessa de nos encontrarmos todos novamente, agora com as equipas de cada Comunidade, no dia de B.P.

ANTES
DEPOIS


ANTES


DEPOIS


Sim, foi um processo difícil, mas bem conseguido!

Estiveram presentes: todos os guias e sub-guias da Comunidade 37 e Marujo e Catarina pela Equipa Dr. Sousa Martins.

Boa semana. Resto de boa semana.

2 comentários:

Joana disse...

Mais uma vez, um bom trabalho!

Tiago Nunes disse...

Gostei de ver! =) Espero que tenha sido muito positivo para todos!