quarta-feira, março 23, 2011

Actividade Secção - Sub Serra [«A terra»]

Por Carolina Santos:

Sexta-feira, 18 de Março:

Pelas 21 horas a comunidade reuniu-se na sede para dar início ao acampamento de secção. Uma semana antes, organizou-se e arrumou-se todo o material necessário a cada equipa, restando apenas carregar a carrinha. Depois de tudo carregado, cada equipa recebeu uma mensagem codificada com a localização da actividade – Sub Serra, Alhandra. Mochilas às costas e seguiu-se caminho…Chegados ao local, deu-se um momento de impasse para ver se a carrinha conseguiria chegar mais perto do local onde dormiríamos. Enquanto isso, as equipas escolheram o respectivo campo, pousaram as mochilas e foram descarregar a carrinha. Entenda-se por descarregar, as caixas de material e as tendas. Montadas as tendas, era hora de ir dormir.

Sábado, 19 de Março:

Alvorada às 8h. Depois da ginástica matinal e do pequeno-almoço (Nestum!) as equipas começaram a descarregar a carrinha, desta feita toda a madeira necessária para as construções: mesa, pórtico e cozinha. Após uma pausa para almoço (bifes de cebolada com legumes salteados) as equipas continuaram com as construções. Houve ainda tempo para retoques nos números de fogo de conselho. No final da tarde foi feita a inspecção do campo e deu-se o início a um jogo sobre o tema deste mês, e da actividade - a terra. O jogo tinham quatro postos distribuídos pela Sub Serra, sendo que cada posto correspondia a um tema: rochas, plantas, micro animais e macro animais. Regressados do jogo, foi altura de preparar o jantar (Massada de atum) e alguns “toques” no fogo de conselho. O padre Paulo jantou com a comunidade pioneira e assistiu ao fogo de conselho, participando activamente, como no caso da Pipoca (Que tanta polémica causou). Aproveitando a “onda” de calmia que foi deixada pelos números sérios, as equipas recolheram às tendas.

Domingo, 20 de Março:

A ginástica matinal foi dada por um elemento de cada equipa, seguindo-se o pequeno-almoço (pão com Planta ou doce, e leite com chocolate). As equipas começaram a arrumar as suas coisas e a desmontar as construções e a tenda. Depois de tudo isso estar acabado foi feito um jogo. O Jogo das Consequências. O jogo consistia num debate entre as duas equipas, sendo que uma representava o lado do Homem, a outra os Ambientalistas. Teriam que defender, cada uma para seu lado, a construção da Ponte Vasco da Gama e a Barragem de Alqueva. A seguir a este ‘debate’ foi preparado o almoço (bifes de cerveja e arroz branco). O almoço foi tomado em comunidade, ao mesmo tempo que se fez a avaliação da actividade. O balanço desta foi positivo, apesar de terem havido alguns pontos menos bons: como o caso da equipa Kim que se apresentou com falta de elementos, a ausência de lanche, por esquecimento dos intendentes, e a água que se mostrou escassa. Foi ainda chamada a atenção para o ACANUC: não se pretende que as equipas ganhem, mas que passem uma boa imagem da Comunidade 37. Depois das últimas arrumações, rumo a Alverca. Chegados a Alverc, arrumaram-se as caixas de material e a madeira. De seguida foi anunciado o vencedor da vara da Comunidade, que se disputou entre a Gago Coutinho e a Salgueiro Maia pelo empate em termos de pontuação. Depois de respondidas a 4 perguntas, a equipa Gago leva assim a vara, esperando que, numa próxima actividade outra equipa a disputa.

Estiveram presentes:

Equipa Doutor Sousa Martins: Catarina Pereira, Ana Marujo, Ricardo Brilhante, Tiago Nunes e Joana Duarte;

Equipa Gago Coutinho: Ruben Durães, Inês Pedras, José Carlos, Daniel Alves, Carolina Santos, Renata Pereira e Emanuel Frade;

Equipa Kim: Patrícia Cardozo, Gonçalo Matias e Hugo Antunes;

Equipa Salgueiro Maia: Diogo Matias, João Monteiro, Joana Nascimento, Simão Santos, David Marques e Joana Ameixa.

Boa semana. Beijinhos e Abraços

*Num próximo post: Fotos da actividade!

Sem comentários: