quarta-feira, novembro 23, 2011

Ata 19 e 20 de Novembro

No dia 19 de Novembro de 2011, as equipas Gago Coutinho, Kim e Salgueiro Maia encontraram-se na sede com os chefes por volta das 8:30h para começar a actividade, que tinha como tema Ser Mais Nobel, que as equipas descobriram ao abrir o envelope que lhes foi entregue na Sede. O envelope continha um texto sobre James Watson, as coordenadas para o primeiro posto, a igreja de São Clemente, em Arcena e um questionário acerca das noções básicas a saber do escutismo. O raid, entre Alverca e a Calhandriz, tinha vários postos, cada um com uma tarefa relacionada com o tema da atividade. A tarefa do primeiro envelope era que equipas se conhecessem melhor. À chegada ao primeiro posto, cada equipa recebeu um envelope, desta vez, com um texto sobre a Cruz Vermelha, bem como as coordenadas para se chegar ao segundo posto e uma atividade em que as equipas teriam de escrever 6 princípios que considerassem essenciais para que a Cruz Vermelha ajudasse qualquer pessoa à volta do globo de forma neutra e justa. No segundo posto, foi entregue, a cada equipa, um envelope com um texto sobre Jean Paul Sartre e, mais uma vez, com as coordenadas que levariam as equipas até ao terceiro posto. No terceiro posto, outro envelope com um texto sobre Marie Curie, uma tabela periódica por preencher, uma folha em que escrevessem atitudes que pudessem ser evitadas para não alterarem o bem estar físico e psicológico a longo prazo e as coordenadas a indicar o quarto e último posto. No último posto, foi entregue uma carta que falava sobre Alfred Nobel e que tinha como actividade a produção de um testamento em que definissem a importância do escutismo.


Ao chegarem, as equipas, estiveram a arrumar e a limpar a casa onde ficaram alojados. Depois das limpezas deu-se a hora do lanche, onde todos descontraíram e conviveram um pouco mais. À hora de jantar, os intendentes partiram para a cozinha e os restantes elementos ensaiaram para a missa do dia seguinte, que iriam animar. Após o ensaio deu-se o jantar e o André Brilhante fez a oração. A seguir à refeição, procedeu-se um jogo de reflexão sobre a atividade ocorrida durante o dia. Depois desse jogo, a equipa de animação falou aos elementos da comunidade a ideia que tiveram para nos ajudar a ter uma percepção dos objectivos e se os somos capazes de concretizar. Sendo assim, cada pessoa teve de escrever num papel três aspectos que queria melhorar até ao final do ano e colocou o papel dentro de uma caixa, que será aberta no final do ano escuta. Por volta da uma e meia da manhã todos foram dormir.


No dia 20, as equipas acordaram por volta das 8h, e antes do pequeno-almoço deu-se a oração feita pelo Gonçalo Matias. Às 9:30h, partiram para a missa, a qual animaram. Após a missa, cada equipa fez a apresentação do seu empreendimento. A primeira equipa foi a Salgueiro Maia, cujo tema era “Os Deuses do Olimpo”, a equipa Gago Coutinho apresentou o seu tema sobre “Os quatro continentes” e a equipa Kim sobre “O Corpo Humano”. No final das apresentações, ocorreu a votação e, o tema da equipa Gago Coutinho foi o escolhido. Ao almoço, a oração foi feita pela Beatriz Morais e, por volta das 15h, no adro da Igreja da Calhandriz, foi feita a avaliação da atividade. Os chefes avisaram que, no próximo sábado, dia 26 de Novembro, vai haver uma ação do Banco Alimentar, no Pingo Doce, entre as 12h as 15h, na qual pelo menos dois elementos de cada equipa têm de estar presentes.


Na atividade estiveram presentes:


Equipa Gago Coutinho: David Marques, Joana Ameixa, Filipa Farinha, Beatriz Morais, Pedro Monteiro, Emanuel Frade
Equipa Kim: Joana Figueiredo, Samuel Alves, Bruno Pinheiro, Mónica, Renata Pereira, Carolina Santos
Equipa Salgueiro Maia: Joana Nascimento, Gonçalo Matias, Beatriz Mocho, Afonso Marques, Patrícia Cardoso
Equipa Doutor Sousa Martins: Catarina Pereira, André Brilhante, Tiago Nunes, João Marujo, Ana Marujo


Por isso, não se esqueçam de publicar no blog quais os dois elementos de cada equipa que irão participar no Banco Alimentar. Caso queiram fazer turnos coloquem as horas e as pessoas que irão. As pessoas que forem ao Banco Alimentar levem almoço, porque às 15h partirão logo para a Sede.

Beijinhos e Boa Semana,

Beatriz Mocho

Sem comentários: