sexta-feira, abril 11, 2014

Ata do dia 15 de Março – Reunião de Guias e Sub-guias para o ACAREG

  Aos quinze dias do mês de março do presente ano de dois mil e catorze, os guias e sub-guias da Comunidade 37 e de todas as Comunidades da região de Lisboa foram a um encontro de preparação para o XXIV ACAREG (acampamento regional). A concentração deu-se na sede do Agrupamento 317 às 8 horas e 10 minutos.

  De seguida os pais levaram os guias e subguias até à Escola Secundária Eça de Queirós, Rua Cidade de Benguela, Olivais, Lisboa (Junto do Metro de Olivais), local onde o encontro se realizou. Começando por todos escuteiros presentes terem sido divididos em equipas para um jogo de quebra gelo, como um speed dating, para todos ficarem mais à vontade.

  Depois ocorreu a parte mais importante do encontro, que foi a apresentação do ACAREG, em que se falou de atividades disponíveis para todas as secções e para os pioneiros e da organização de campo em geral, de tudo o que foi apresentado o mais importante a reter foi o seguinte:

- O tema do Acareg é "Não tenhas medo" , sendo que cada secção irá viver um sub-tema, tendo ficado a IIIa com "Não tenhas medo...Edifica!". O tema vai andar muito á volta da vida do Papa João Paulo II e a parte da vida dele que ficou destinada á nossa secção foi As Viagens e os Valores de João Paulo II.

- O nome do campo será Campus Pacem, onde existirão 3 sub-Campos: Verdade, Liberdade e Justiça.

- Haverá também um campo aventura com atividades tipo slide, rapel, etc, e um campo náutico. Teremos um raid para fazer, sendo que cada sub-campo o realizará em dias diferentes. Existiram também uma atividade onde serão debatidos temas diversos, num género de conversas de bivaque.

- A comunidade ficará no mesmo espaço, cozinhará em conjunto e fará as montagens igualmente em conjunto, mas tudo o resto será avaliado por equipa, incluindo a arrumação do campo.

- Vai também haver uma área para banhos, lavagens, etc, e uma zona destinada á distribuição da comida (como no Acanac).

- Cada comunidade foi ainda desafiada a construir um estandarte alusivo ao tema e com a nossa identificação que servirá para pontuação e que ficará durante o acampamento pendurado no pórtico do campo da IIIa seção.

  Após terem sido dadas todas estas informações foram todos almoçar, por volta das 13 horas, de seguida foi feita uma animação com todos os guias e sub-guias da região.

  Por fim foram novamente divididos em equipas, diferentes das de manhã, para construírem uma maquete de uma jangada com materiais previamente requisitados (paus de espetada, linha azul e rolhas). Para terminar o dia realizou-se uma missa, e os guias e subguias retornaram às suas casas.

  Presenças: Dois elementos de cada equipa (guia e subguia) e os chefes. Não houve reunião para os restantes elementos.

 

  Se tiver alguma coisa incorreta, digam se faz favor dado que não estive presente no encontro.

  Bjinhos :)

  Raquel

Sem comentários: