quinta-feira, abril 28, 2005

Acta do Acampamento de 23 a 25 de Abril

O fim-de-semana acabava de chegar e pela frente tínhamos um grande acampamento.
Às 8:00 da manhã de sábado, dia 23 de Abril, o grupo preparava-se para mais um empreendimento fora da sede, o Campo Escola da AEP, foi o local escolhido. Nesta actividade estiveram presentes:

Equipa Noitibó: Sandra, Ana Moreno, Ângela, Úrsula, Nascimento, Sara
Equipa Tubarão: Tatiana, Margarida, Raquel, Teresa
Equipa Jaguar: Tiago Nunes, Barbara, Viviana, Andreia, Ricardo, Paulo
A Equipa de Animação esteve toda presente
À actividade faltaram João Marujo e Joana Figueiredo da Noitibó; Tiago Pulido, Rita e Ângela da Tubarão; e a Daniela da equipa Jaguar.

Após as equipas terem o material pronto e as mochilas às costas, era altura de começar a nossa aventura pelos tempos antes e depois do 25 de Abril de 74 (tema escolhido para actividade). A Viagem até à Costa da Caparica fez-se por transportes públicos (comboio, metro, barco e a pé J), até que se fez bem, no entanto, se não fosse pelo peso das caixas de material a viagem teria sido melhor. Apesar de tudo foi bem animada principalmente no comboio para Belém, onde uns Ucranianos cantavam e até a Tânia deu uns passinhos de dança mais o senhor “Para bailar la Bamba…la Bamba…la Bamba” Bem divertido!
Chegando a campo e como já eram horas, o grupo almoçou e depois a equipa de animação mostrou aos Guias os campos que tinham para as equipas. Procedeu-se à divisão e começamos a trabalhar. Subitamente a chuva começa a cair com alguma intensidade; a Tubarão apressa-se a vestir impermeáveis, a Noitibó a colocar as malas dentro da tenda, pior foi mesmo a Jaguar que não tinha ainda a tenda montada. A tarde continuou calma. À noite, depois do jantar e da loiça lavada as equipas tiveram direito às suas primeiras pontuações. Cada bolinha tinha uma cor diferente que correspondia a pontos diferentes.
A temática ia sendo posta em prática de uma forma engraçada (para alguns) pela Equipa de Animação. Prova disso foi terem acordado as equipas às 6:30 dando uma tolerância de 5 minutos para estarmos juntos deles formados. O regime começava a ser autoritário e nada tolerante, qualquer tentativa de gozo, movimento ou palavra não autorizada, éramos reprimidos, levando-nos a castigos físicos e psicológicos (é o que dá ter o “Psicólogo” Tavares na Equipa de Animação). O dia 24 começou com a ginástica matinal, e logo após o pequeno-almoço deu-se início ao jogo. Em cada posto iria nos ser entregue cartas que falavam sobre o caminho de preparação que era necessário antes da “guerra”. O 1ºposto era a igreja mas no caminho e sem que a PIDE (Equipa de Animação) nos apanhasse teríamos de ir buscar outra carta a uma pastelaria. Acções de espionagem, camuflagem e muitos esconderijos foram postos à prova, a partir deste momento todos já estavam entusiasmados com a temática.
Após o almoço no Miradouro dos Capuchos, tivemos uma prova de resistência na praia, por entre as dunas. Tivemos de rastejar, dar cambalhotas, saltar a pés juntos e no final uma corrida, desta maneira eram testadas as nossas capacidades físicas antes de ir para a “guerra”.
A meio da tarde as equipas tiveram de fazer o caminho de regresso pela praia, à beira mar. Este foi (para mim e não só) um momento especial da actividade, todos falávamos, brincávamos, tirávamos fotos, reflectíamos, cantávamos, o que veio a reforçar o nosso espírito de grupo.
À noite realizou-se o fogo de conselho e de seguida uma reflexão sobre o tema “Liberdade”, e sobre o caso da Andreia que se tinha passado ao final da tarde. Por saber que errou, entregou o lenço voluntariamente. (no final da actividade foi-lhe devolvido por ela ter tido esta atitude)
Eram 7:40 da manhã, estávamos fartos de viver sobre um regime ditador, de viver sob a ameaça constante de represálias, era altura de lutar, o 25 de Abril acabava de chegar, e nós nobres revolucionários passámos à acção! O Tiago, o Paulo e Eu (Sandra) fomos até ao campo dos chefes derrubar o encosto dos bancos (que eles tanto gabavam) e o toldo. A revolução tinha sido preparada durante o jogo do dia anterior e durante o fogo de conselho. Depois às 8:00 o grupo deu a alvorada com o seu grito de revolução “Grândola Vila Morena”. Acabava assim o regime autoritário, excessivo, intrusivo, e que nos censurava a todo o momento. 25 de Abril era revolução, mas acima de tudo era o ganhar de uma liberdade jamais tida. A parte da manhã foi passada a desmontar e a limpar o campo, e a fazer trabalhos no campo da AEP. Após o almoço partimos para Alverca, desta vez sem as caixas do material que o Ruben e o Tavares levaram nos carros. Mais uma vez OBRIGADO. Durante a viagem fizemos a avaliação, todos estávamos contentes por tudo ter corrido bem e na maioria dos casos ter sido melhor do que as expectativas (como no meu).
Chegando à sede tivemos de colocar as tendas a apanhar ar e os chefes anunciaram as pontuações finais do acampamento de cada equipa e de grupo. A Jaguar por ter perdido as bolas dos pontos do 1º dia ficou sem os mesmos o que a colocou em 3ºlugar com 36 pontos, em segundo ficou a Tubarão com 54 pontos ( Parabéns Raparigas) e em 1º a Noitibó com 56 pontos. Se a Jaguar não tivesse tido aquele acidente com as bolas ficava em 2º juntamente com a Tubarão. A avaliação do grupo no geral foi positiva, de salientar a bolinha verde (5pontos) para o Espírito de Grupo.
Para o final ficou reservada uma pequena surpresa preparada pelo grupo, com base nas apresentações das equipas dos escoteiros da AEP.
317 ALVERCA, ALVERCA, ALVERCA.
Foi sensacional, de chorar de tanto rir.
Pois é pessoal e foi assim mais uma actividade, cheia de grandes momentos.
Para o próximo Sábado fica a avaliação dos chefes, e as novatas e as aspirantes não se esqueçam de fazer as provas, é só mais um esforço!!!

Beijões e uma Forte Canhota Amiga para todos
Sandra Durães

Sem comentários: