quinta-feira, março 01, 2007

Em relação ao dia de B.P....

Bem, eu fiquei com algumas coisas por dizer acerca do dia de B.P. e pareceu-me bem expô-las aqui no blog…

No geral, eu não sei dizer se gostei ou não gostei.

Achei o Ecochallenger giro mas, houve uma falta de organização em relação às actividades que iam acontecer nos postos. Em todos os que passei, nenhum correspondia verdadeiramente à actividade que estava nas regras.

Na Feira dos Jamborees. Foi dito que a barraca tinha de ter 16m2, e pelo que vi havia lá umas com muito mais do que isso…
A feira foi à noite. Acho que se podia ter avisado previamente que iriam ser necessários focos de luz, visto que a luz dos candeeiros não dava para muito.
Houve uma desorganização no que tocou a provar a comida. Pelo menos na nossa barraca, estavam constantemente a aparecer pessoas a provar comida (o que não era mau sinal) mas, nós não comemos quase nada; enquanto houve barracas que comeram primeiro que os provadores e depois foram comer às outras.

As danças. Sempre me disseram que era OBRIGATÓRIO apresentar uma dança característica de cada país. Não me parecia justo que, só porque alguns não a fizeram, começarem a dizer que já era facultativa e até pensarem em não haver essa apresentação. É verdade que algumas danças foram feitas “em cima do joelho” mas isso também não me parece motivo para “não contarem com a pontuação das danças”, como me foi dito.

As ditas equipas feitas à pressão com as cores das canetas acho que deram mau resultado. A minha, por exemplo tinha cerca de 30 pessoas, enquanto outras tinham 4 pessoas. O óbvio é que apenas 5 ou 6 pessoas do meu grupo participaram no preenchimento da ficha.

Gostei daquele “tempo morto” no domingo de manha, deu para conviver.

A entrega da vara. O que me consolou mais foi entregar a vara à gente de Arranho. Fiquei mesmo contente e aliviada por serem eles a receber a vara. Eles merecem-na, sem que vão tratar bem dela e honra-la mais que nós e gosto deles =), são boa gente.

Deixei-me ir abaixo completamente no Sábado à noite e Domingo de manhã. Queria pedir desculpas (principalmente) à minha equipa. Sei que foi errado mas foi algo que não consegui evitar. Queria simultaneamente agradecer-vos, mesmo do fundo do coração, pelo apoio que me deram. Se não fossem vocês eu não tinha conseguido aguentar até ao fim. Vocês são fantásticos, a sério, e estou super orgulhosa de vocês, por terem conseguido enfrentar esta situação melhor do que eu (o que também ano era difícil =P).

O facto de ver o Marcelo cabisbaixo também me deixou triste. Sismei que tivesse sido alguma coisa que tivéssemos feito de mal, mas involuntariamente (como muitas vezes acontece).
Após saber o motivo só me apetecia dar-te o apoio que merecias: pela coragem que estavas a ter e pelo sentimento de culpa que devias estar a carregar. Tenho a dizer-te que, depois do que aconteceu, eu só fiquei ainda mais orgulhosa de ti Marcelo. Vi realmente o carinho que tens pelo grupo e o quanto gostas de nós =’).

O que me desiludiu foram as pontuações. Se era suposto nós não sabermos de nada, diziam a toda agente e assinava-se um documento se fosse preciso. Chateou-me o facto de muito provavelmente haver grupos que sabiam tanto quanto nós mas, para conseguir atingir maior pontuação, fizeram-na pela calada. Nós (de Alverca) pensando que não havia nada de mal no que estávamos a fazer expusemo-nos e sofremos (e bem) as consequências.
Como alguém disse “de qualquer das maneiras nunca lá chegariam”, eu discordo; e arrisco em dizer que as 3 equipas ficariam nos 10 primeiros lugares e a Tubarão ficaria nos 5 primeiros. Estas penalizações puzeram-nos muito mais abaixo “que um ou 2 lugares”.
Tenho pena que estas “pequenas” penalizações só aconteçam a Alverca.


Por acaso nunca me ocorreu que viessem pessoas ler o nosso blog, que não o nosso grupo; mas já que é assim aproveitei para deixar aqui o que eu achei sobre o nosso dia de B.P., para que todos os chefes, caminheiros e até pioneiros possam ler, porque eu não me arrependo do que fiz nem tento esconder o que os outros acham que fizemos mal.



Porque sei que nós somos vencedores =), e estamos TODOS, todos mesmo de parabéns. Por termos conseguido passar isto tudo JUNTOS =D…

Adoro-vos





Ângela Miguel, Guia da Jaguar



(desculpem só postar agora, mas tenho estado sem net e só consegui invadir um pc alheio agora =P)

3 comentários:

Anónimo disse...

bem dito! :)

Anónimo disse...

=)
nem mais!!

Ana Marujo disse...

Para todos os PIONEIROS:
É na adversidade que se reforça os espírito de equipa e de grupo!
Se sobreviverem a esta, será mais fácil sobreviver a outras situações e qd derem conta são UM GRUPO!!
Parabéns a todos por nunca perderem a vossa boa disposição!!

Sorriam sempre! Mesmo qd a vida não vos sorri. Porque não há energia mais positiva que a aquela que é emanada de um sorriso!

Um beijo e um sorriso para cada um de vocês!

(Podem não ser o grupo dos vencedores, mas são um grupo AMIGOS!)