domingo, maio 20, 2012

IMAGINÁRIO ACANAC

"Pioneiros / Marinheiros

CONSTRUIR +
A vossa Comunidade ou Frota já está inscrita no ACANAC?
Não faltem ao maior empreendimento de 2012, uma atividade de excelência onde o novo programa educativo está em evidência, onde os Pioneiros poderão, para além de conhecer diversas realidades, fazer novos amigos e conhecer o Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, vivenciar diversas oportunidades educativas de acordo com o percurso educativo escolhido por cada um e explorar as sete maravilhas do método.
Esta tónica forte que pretendemos acentuar no programa educativo começa em cada um de vós, com o conhecimento do percurso dos vossos jovens e termina nos Conselhos de Guias e Timoneiros, após o Acampamento Nacional, regressados ao Abrigo, onde poderão ser validados alguns trilhos.
Comecem já a preparar os Pioneiros nas técnicas de topografia, cartografia, orientação e Construções de forma planeada e experimentada porque tudo isto vai ser necessário para este grande acampamento.
As construções comuns a todas as Comunidades e Frotas são o pórtico, a mesa e a cozinha. Também serão desafiados a construir um oratório em cada sub-comunidade (organização explicada adiante). Todas estas construções devem ser planeadas em método de projeto, testadas e executadas de forma empreendedora e entusiasta.
Iremos viver o imaginário das primeiras comunidades cristãs, com o tema “Construir +”, o nosso campo será denominado de “Mare Nostrum”, em latim “Nosso Mar”, o nome latino dado ao Mar Mediterrâneo, ou seja, o nosso Mar que une e abrange os povos e neste caso as comunidades cristãs.
Existirão quatro Sub-campos, doravante denominadas Comunidades Cristãs: Roma, Tessalónica, Corinto e Jerusalém. Nos quatro dias centrais de atividade, as quatro comunidades cristãs viverão quatro atividades em rotatividade, no entanto o Raid iniciará na véspera do 1º dia das atividades (à noite) para uma das Comunidades Cristãs uma vez que inicia sempre na noite anterior.
Em cada uma das Comunidades Cristãs existirão cinco sub-comunidades. Exemplo: Roma Norte, Roma Sul, Roma Centro, Roma Este e Roma Oeste. 
Ainda no âmbito do imaginário e do novo programa educativo, será dado especial relevo ao ICTHUS, novo símbolo associado à III Secção que representa as primeiras Comunidades Cristãs.
Queremos fazer deste Acampamento uma atividade memorável para todos os Marinheiros, Pioneiros e Animadores que vão passar pelo Mare Nostrum, mas para isso precisamos do empenhamento de todos vós. Vamos escuteirar?

Tema: Construir +
Imaginário: Primeiras comunidades cristãs
Campo: Mare Nostrum
Sub-campos: Roma, Tessalónica, Corinto e Jerusalém  "

Está quase aí a maior atividade de todo o sempre!

Façam as vossas próprias pesquisas, mantenham-se informados!

Boa Semana, 
Equipa Dr. Sousa Martins

Sem comentários: