terça-feira, maio 08, 2012

Informações para o Rally de Carrinho de Rolamentos


"REGRAS para a Construção dos Carros de Rolamentos:

• Os rodados devem ser rolamentos de esferas de metal, apresentando-se de forma a constatar este facto, não podendo a estes ser acrescentado qualquer componente que altere a sua estrutura básica, nomeadamente o diâmetro;

• Desde de que não seja acrescentado nenhum material não pertencente ao rolamento, o diâmetro do mesmo, é livre;

• Devem possuir travões que permitam reduzir a velocidade num curto espaço. No caso de se utilizarem dois ou mais travões a estabilidade do Carrinho deverá estar garantida;

• Devem ter dois ou mais eixos, sendo um deles o direccional;

• Os Carros de rolamentos deverão possuir assentos para os Participantes se manterem nesses lugares.

• Não serão admitidos como materiais de construção todos os que possam provocar facilmente danos físicos aos seus Ocupantes (ex.: chapas de metal, arestas vivas, superfícies cortantes ou pontiagudas, etc.);

• Caso os Carros não cumpram as normas de segurança (apresentem materiais de construção passíveis de causar danos físicos aos Participante ou a Terceiros) não poderão participar em nenhuma das categorias da competição.

REGRAS DAS DESCIDAS:

• Qualquer manobra perigosa terá como consequência a desclassificação do Participante, autor da mesma;

• Quem, sair da pista deve voltar a colocar o carro no respectivo local onde saiu, sem ajuda de terceiros.

• Qualquer Concorrente pode dificultar a ultrapassagem a outro, desde que não coloque em risco nenhum dos Participantes e espectadores;

• A prova será composta por 2 corridas para cada participante:

a) A primeira corrida é de velocidade e efectua-se em eliminatórias, onde descem 2 carros de cada vez.

• De cada eliminatória, é apurado o primeiro classificado - o primeiro a atingir a meta - e que passará à eliminatória seguinte

• Vão-se realizando eliminatórias até se apurar o campeão da prova de velocidade.

• Haverá tantas eliminatórias quantas as necessárias, até à eliminatória final, em que podem participar os restantes concorrentes.

b) A segunda corrida é de perícia, onde o piloto corre sozinho na pista, e tem um percurso que deve realizar sem erros, sendo penalizado em tempo por cada erro que cometa.

Reparação dos Carros entre as Eliminatórias:

• É permitida a reparação dos Carros entre as Provas;

• Esta reparação terá de ser feita dentro do perímetro da Prova;

• Não será aceite na eliminatória seguinte qualquer Carrinho que se apresente em condições que possam vir a resultar em danos para o próprio ou para outrem (isto é: pregos mal pregados, tábuas com lascas, etc.);

• Se fruto de uma reparação, ou outra situação alheia à Organização, o Concorrente não se apresentar atempadamente na eliminatória seguinte, será desclassificado.

Normas de Segurança:

• Todos os Participantes, obrigatoriamente, deverão utilizar um capacete e luvas de protecção, recomendando-se, ainda, o uso de cotoveleiras e joelheiras;

• Aconselha-se os Concorrentes a apresentarem-se em Prova de calças e, preferencialmente, de casaco, a fim de todas as partes do corpo estarem cobertas;

• A utilização de outras formas de protecção corporais é da livre iniciativa dos Participantes;

• Não será permitida a participação de Carros que ponham em risco tanto os Participantes como o Público;

• Os Pilotos ficam, com a realização da inscrição, cobertos por Seguro de Acidentes Pessoais e de Responsabilidade Civil;

• Os Pilotos confirmam no acto da inscrição que assumem qualquer responsabilidade por qualquer problema e/ou situação que derive da sua condução e/ou das suas acções, assim como todos os danos causados pelos carros no Piloto e/ou em Terceiros. "

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