quarta-feira, dezembro 19, 2012

Ata dos dias 14 e 15 de Dezembro - Ceia de Natal - Promessas



Na passada sexta-feira, dia 14 de Dezembro de 2012, pelas 21h foi a concentração na sede de todos os escuteiros do Agrupamento 317- Alverca e os respectivos familiares e amigos, que depois seguiram para a Igreja de S.Pedro, em Alverca, na qual por volta das 21h30min ocorreu a Vigília de Oração que tinha como objectivo preparar três escuteiros do Agrupamento 317, para a realização da sua promessa. A Vigília de Oração tinha como tema “Amarra as Cordas, Orienta o Leme”, assim como as Promessas do dia seguinte. O Padre que costuma fazer a bênção das insígnias e acompanhar toda esta cerimónia, não esteve presente. A Vigília iniciou-se com uma pequena representação dos caminheiros (Clã 16), com base na vida de marinheiro, ou seja trabalho de equipa e resistência às adversidades. Depois os exploradores (Expedição 55), mostraram também uma pequena peça em que entravam marinheiros (descobridores) e piratas. De seguida como de costume falaram alguns chefes e outros escuteiros sobre a promessa que se iria realizar. Foram a ditas as Leis do Escuta e do Lobito, seguidas do acender de uma vela pelos três escuteiros que iriam realizar a promessa. Para finalizar, foi feita uma homenagem/lembrança, através de um vídeo, textos de uma lobita, 2 exploradoras, 2 pioneiros, 1 caminheiro, 1 ex-escuteiro/amigo e 1 mãe de escuteiros, a um dos escuteiros, este que ia realizar a promessa de dirigente (“Bolinha”). 
No dia seguinte, sábado, dia 15 de Dezembro de 2012, ocorreu a concentração na sede pelas 14h, em que os pioneiros limparam a sede (para a Ceia de Natal que se iria realizar mais tarde), às 14h30min todo o Agrupamento 317 se reuniu na parada da sede pra o hastear das Bandeiras, pelos três escuteiros que iam realizar as promessas. Por volta das 15h a Comunidade 37 ensaiou o coro para as promessas e de seguida preparou e deu os últimos retoques para o fogo de Conselho. Mais tarde, às 16h30min houve o Ensaio geral do Coro com quase todo o Agrupamento 317.
Às 18h, todos os escuteiros foram à missa na Igreja de S.Pedro, em que fizeram naquele dia a sua Promessa:
De Exploradores:
- Miguel Quitério
- Paulo Simões
De Dirigente:
- Ricardo Pascoalinho – mais conhecido por “Bolinha”
Terminada a missa deu-se a “praxe” à porta da Igreja, em que todos os escuteiros formaram um corredor no qual passaram os que fizeram a promessa, e foram atingidos pelos lenços no corpo (propositadamente). De seguida todos os escuteiros, familiares e amigos retornaram à sede, para o retirar das Bandeiras e para o início da Ceia de Natal.
A Ceia de Natal, iniciou-se pelas 20h, onde houve muita alegria e foi mais uma vez bem executado o “Todos trazem, Todos comem”. Durante a Ceia foi visionado um pequeno filme onde todo o Agrupamento 317 é o protagonista, este filme tinha como público-alvo os pais, e o objectivo de Mensagem de Feliz Natal e originalidade foi alcançado. Filme de autoria de caminheiros e alguns dirigentes. Durante todo o jantar a Comunidade 37, esteve com uma banca a vender objectos de Natal reciclados manufacturados pelos mesmos.
Para finalizar o dia, ocorreu pelas 21h30min o Fogo de Conselho na parada da sede, com direito a fogueira como é tradicional. Os escuteiros, familiares e amigos dispuseram-se em roda da fogueira, sentados, e iniciou-se o Fogo de Conselho, animado e apresentado pelos dirigentes Sandra Durães e Tiago Nunes, pela animadora da 1ª Secção Rita Margarida e pelo caminheiro Ruben Durães. Foram apresentadas peças sérias e cómicas por todas as secções. Neste fim-de-semana estiveram presentes:
Equipa Salgueiro Maia: Patrícia Cardoso, Filipa Farinha, Raquel Lopes, João Carvalhinho e Daniela Flores;
Equipa Madre Teresa: Bruno Pinheiro, Mónica Curado, Carolina Pinheiro, Beatriz Bexiga, Daniel Patrício, Sofia Aires e Carolina Santos;
Equipa Gago Coutinho: Renata Pereira, Beatriz Pires, Filipe Coelho, João Mota, Samuel Alves, Mafalda Morais e Beatriz Morais;
Equipa Diogo Cão: Gonçalo Matias, Joana Ameixa, Beatriz Mocho, Pedro Monteiro, Maria Felícia e Bárbara Carvalhinho;
Equipa Dr. Sousa Martins: Joana Duarte, Sara Cabral, Tiago Nunes e Marco Mateus.

Avisos:
- Dia 12 de Janeiro de 2013, reiniciam-se as reuniões, às 15h como de costume;
- Até às 15h desse dia têm de estar recolocados no tecto da sala da Comunidade os símbolos usados na peça séria.

Espero que esteja tudo de acordo com o que aconteceu!
Boa semana, Bom Natal e uma Boa Passagem de  Ano!
Beijinhos e até para o ano,
Raquel Lopes

Sem comentários: