sábado, fevereiro 01, 2014

ATA DO ACANTONAMENTO DE  11/12 JANEIRO

Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2014, a Comunidade 37 realizou um ACANTONAMENTO DE SOBREVIVÊNCIA, dentro do tema Newton e com subtema Gravidade e Atrito,  na sede do Agrupamento em questão, com concentração na sede às 8.00h e hastear das bandeiras às 8.30h.
De seguida, foi realizado um pequeno atelier de construções dado pelos chefes, que mostraram algumas das hipóteses de construção e como é possível a execução das mesmas. A partir das 9.00h, mais ou menos, até ao 12.00h estivemos a por em prática o aprendido anteriormente, construímos um fogão elevado e uma construção livre, hora que fomos almoçar o trazido de casa por cada um. Às 13.00h voltámos a retomar os trabalhos começados de manhã até às 17.30h em que ocorreu a preparação para a missa, ensaio do coro, às 17.45h arreámos as bandeiras, e por fim a própria missa ocorreu às 18h.
Retornámos à sede por volta das 19.00h, então os guias e sub-guias foram preparar o jantar (Sopa de urtigas e arroz com douradinhos, maçã) , enquanto o resto da Comunidade foi ter um atelier com os chefes sobre o progresso na secção (FACEIS). Por volta das 20.00h fomos jantar, e após isto ocorreu um conselho de guias, durante o qual os elementos lavaram a louça do jantar. Pelas 21.30h iniciámos uma “conversa de bivaque”, antes disto elegemos o guia de comunidade, Afonso Godinho, que ganhou com metade dos votos. A “conversa de bivaque” consistia em cada elemento colocar num papel um tema sobre o qual gostaria de falar, e depois os chefes escolhiam um papel ao acaso. Alguns dos temas seleccionados foram as drogas e “casa dos segredos”. Terminada a conversa por volta da 24.00h, os chefes mandaram recolher a comunidade para as camaratas para ser iniciado o Grande Silêncio, no entanto algumas regras não foram respeitadas, o que levou a um pequeno castigo. Após isto retornámos às nossas camas para dormir, mas os chefes surpreenderam-nos ao voltarem a acordar-nos para nos oferecer um bolo quente e chá.
Na manhã seguinte, acordámos às 8.30h, tomámos o pequeno-almoço (pão, manteiga e leite com/sem chocolate), lavámos a louça, e devido a um atraso de horários não efectuámos as tarefas previstas, que eram um atelier de segurança e animação da fé.
Por volta das 10.00h, iniciámos o Atelier de Sobrevivência. Começámos por nos deslocar a pé, transportando 5 coelhos numa gaiola, à Quinta da Mina, que se situa perto do Sobralinho, onde uma senhora nos ensinou as técnicas de matar um coelho, matando os que transportámos. Mais tarde voltámos à sede, e começámos a preparar o almoço. Primeiro arranjámos os coelhos, esfolando-os, estripando-os e lavando-os. De seguida, temperámo-los e assámo-los no fogão elevado previamente construído com uma fogueira no topo. Em simultâneo envolvemos as batatas em papel de prata com um pouco de sal e assámo-las. Durante todo este processo alguns elemento foram desfazendo as construções livres e limpando a sede, visto que estávamos bastante atrasados nas tarefas.
Cerca das 15.00h demos início ao almoço. Por fim, arrumámos a sede, lavámos a louça e pusemos fim à actividade.

Nesta actividade estiveram presentes:

Equipa Diogo Cão: Gonçalo Matias; Pedro Monteiro; Gonçalo Antunes; Beatriz Mocho; Sofia Aires; Maria Felícia e Bárbara Carvalhinho;

Equipa Gago Coutinho: Renata Pereira; Beatriz Morais; Diogo Cabral; Filipe Coelho; Mafalda Morais; Beatriz Pires; João Carvalhinho;

Equipa Madre Teresa: Carolina Santos, Bruno Pinheiro; Daniel Patrício; Beatriz Bexiga; Carolina Pinheiro; Daniel Patrício;

Equipa Salgueiro Maia: Afonso Marques; Samuel Alves; José Boieiro; João Mota, Raquel Lopes;

Equipa Sousa Martins: Marcelo Patrício, Joana Margarida Duarte, Sandra Simões, Pedro Coelho e Ricardo Pascoalinho.

Espero que esteja tudo de acordo com o que ocorreu. O horário retirei do horário de campo feito pelos chefes.

Beijinhos a todos!

Raquel Lopes

Sem comentários: