terça-feira, janeiro 04, 2005

Uma passagem de ano diferente…

Podia ter sido mais uma passagem de ano como tantas outras, não fosse este o ano em que a Região de Lisboa recebeu o 27º Encontro Europeu de Jovens – Taizé. A sexta-feira, dia 31 de Dezembro, foi marcada pela organização da festa de passagem de ano, não só para os jovens mas também para as famílias de acolhimento. Eu (Sandra) e a Ana Moreno, dispusemo-nos logo a ajudar!

Enquanto os jovens passavam o dia na Fil, no Pavilhão do CEBI em Alverca, estava tudo a ser preparado, desde música, espaço para as famílias apreciarem a festa, a mesa dos comes e bebes (que as famílias iam trazendo ao longo da tarde), tudo foi pensado para que fosse uma noite para recordar! E a organização que ao longo deste encontro foi nota 1000 continuava com a mesma boa disposição que os caracterizava, desde a Dulce, ao Nuno, a Ana Marujo, a Inês, entre outros, todos estiveram de parabéns.A noite começava a chegar e a ansiedade a aumentar. À noite, após a vigília de oração, que foi muito bonita, e em que estiveram presentes não só os jovens mas igualmente as famílias e o pessoal da organização, dirigimo-nos para o CEBI, a fim de comemorar a chegada do Novo Ano.

A festa começou com a contagem decrescente para o Ano Novo, todos muito exaltados. 00:00 E foi a festa total… Feliz Ano Novo, Happy New Year, Bonne Anné, beijos pr’aqui, abraços pra’acolá. Era necessário acalmar um pouco os ânimos e nada melhor do que o visionamento de fotos do pessoal de Alverca durante o encontro, tudo isto ao som dos cânticos Taizé. De seguida, começava a Festa das Nações, em que cada país apresentava danças e canções (que durante a manhã estiveram a preparar), que em conjunto com os outros países e famílias de acolhimento se iam divertindo. O fim das apresentações não significava propriamente o fim da festa, esta continuou ate ás 2:30 com música para todos dançarem. Mas como o que é bom acaba depressa era altura de desligar o som e começar as arrumações. Esta foi uma passagem que me marcou muito, pois durante o tempo que estive envolvida na organização do encontro fui conhecendo diversas pessoas e culturas que muito me marcaram.

E no Sábado após a missa custou-me muito despedir de todo o pessoal. É sempre complicado e triste quando vemos alguém de quem nos tornamo-nos amigos partir, mesmo sabendo que eles não partem para sempre e que existem possibilidades de nos voltarmos a ver. Foi uma experiência muito boa e enriquecedora, não só para mim mas para todos os que contribuíram para o encontro.

Beijos, e uma forte canhota amiga para todo o Grupo Pioneiro. *Feliz Ano Novo*

Sandra Durães

Sem comentários: