sexta-feira, junho 16, 2006

Cuidados de Saúde

Se estiveres disposto a levar a caminhada até ao fim, o teu corpo, mesmo ressentido, vai corresponder. Mas não exageres e cuida da saúde, evitando perturbações que, agravadas, te podem trazer graves consequências.

Provavelmente, a dureza do Caminho vai-se-te reflectir primeiro nos pés, em consequência de não estares habituado a andar ou por utilizares calçado pouco adequado. Poderão surgir bolhas, que tratarás do seguinte modo atravessa-as com uma linha fina de algodão branco, perfurando-as em dois pontos com uma agulha fina e comprida de forma a constituir um anel, que servirá de dreno. Nunca removas a pele que as cobre e desinfecta-as, sempre que possas, com BETADINE. Poderás também protegê-las com um penso. Para as evitares, utiliza calçado usado e a que estejas habituado e dois pares de meias, um interior de algodão e sem costuras e outro exterior mais grosso, por exemplo de lã. Antes de calçares as meias esfrega os pés com vaselina.

As distensões musculares e as cãibras aliviam-se com massagens e com um bom duche de água quente ao fim de cada jornada, tomado antes que o corpo arrefeça. Faz alguns exercícios para provocares o estiramento muscular e descansa o que poderes com as pernas estendidas e elevadas em relação ao corpo, para estimular a circulação. Nestas situações poupa-te, pois podes provocar uma tendinite, que é sempre dolorosa e quantas vezes impeditiva de continuar a caminhada. Se tal suceder, deves recorrer a um analgésico anti-inflamatório. Em caso de entorse, coloca também uma ligadura e redobra as cautelas.

Bebe água com frequência para evitar a desidratação. Se fores atreito a quebras de tensão quando te sujeitas a esforços físicos, come um ou dois rebuçados ou frutas secas, de que irás prevenido.

Protege-te do sol cobrindo sempre a cabeça e utilizando creme protector para as queimaduras. Das picadas de insectos, nomeadamente dos mosquitos frequentes nas áreas encharcadas, defendes-te com repelentes.

Se tens medicação habitual, não te esqueças dela em casa. Finalmente, aconselho-te a trazer o Boletim de Saúde, que te pode ser necessário se, eventualmente, tiveres que recorrer a um estabelecimento de saúde em Portugal ou em Espanha.

2 comentários:

Anónimo disse...

Respondendo as tres questoes lancadas pela barbara tenho a dizer que pelo que percebi o outro artigo a ser leiloado vai ser uma flor quem a vai comprar tambem nao sei sendo que so leiloariamos esses tres itens. Em relacao as flores a teresa ficou de la ir amanha de manha compra las com o avo. A meu ver era encontrarmo nos na sede o mais tardar as 13.30, para prepararmos as coisas. Se me tiver equivocado em algum aspecto emendem me.

Anónimo disse...

brilhante os artigos para leiloar sao os quadros e mais kualker coisa que ainda nao sabemos o ke! as flores sao para vendermos a um euro cada nas festas ca de alverca, à noite!nao estao relaccionadas com o leilao!se t estas a referir a planta que tiham proposto nao sei como ek vai ser, kem se disponibiliza a compra la??? e para alem disso, a maria teresa ja m avisou k o avo nao pode ir comprar as outras flores para vendermos à noite...e´`a 13h30 axo k e muito tarde....