sexta-feira, junho 16, 2006

Equipamento

A mochila deve ser impermeável, sem varas, reforçada nas costuras, almofadada nas costas, com um sistema de sujeição adaptável ao tipo de marcha e com a capacidade máxima de 45 litros ou 8 kg. Não há mochila leve que não se torne pesada ao fim de alguns quilómetros, nem tão completa que não se verifique sempre alguma falta. Há que ter bom senso!

Para além do saco-cama inclui uma colchonete porque podes ter que dormir no chão.

Quanto ao vestuário escolhe 2 ou 3 pares de calças ou calções, 2 ou 3 "T-shirts" ou pólos de algodão, uma camisola para as noites frias ou um blusão de forro polar, várias mudas de meias sem fibras e sem costuras, roupa interior e um impermeável (até no Verão é frequente a chuva). Mas racionaliza a escolha da roupa, que é sempre um dos principais factores de peso na mochila.

Quanto ao calçado um par de botas de "trekking" com impermeabilização "Gorotex", um ou dois números acima do que calças, bem usadas e cómodas (não as estreies na caminhada) e calçado para o descanso ao fim de cada etapa. Não se aconselham sapatilhas nem sandálias.

Deves ainda incluir o que necessitas para a tua higiene pessoal, lenços, toalha de banho, papel higiénico e sabonete (nem sempre os albergues estão providos), um chapéu, gorro ou boina, um cantil ou garrafa com água e um bordão ou pau que, mais que um elemento decorativo, é um objecto imprescindível para manteres o ritmo da marcha, apoiares o corpo e facilitares a circulação nas mãos e braços.

Podes acrescentar, se assim o entenderes uma vieira (se te quiseres identificar publicamente como Peregrino), terço, telemóvel (com "roaming" + carregador), máquina fotográfica, lanterna, mapa ou guia do Caminho e um bloco de notas e esferográfica.

Não te esqueças do Bilhete de Identidade, Boletim de Saúde, Credencial do Peregrino, Cartão de Crédito e alguns Euros. Para finalizar, duas recomendações calça sempre dois pares de meias, o interior de algodão fino, sem remendos nem costuras e o exterior mais grosso, por exemplo de lã. Assim alivias a fricção contínua dos pés pela rigidez das botas ( não apertes demasiadamente os atacadores); e escolhe roupa de lavagem e secagem rápida, pois podes ter que recorrer a este expediente.

Sem comentários: