segunda-feira, novembro 30, 2009

Acta do Acantonamento

Na manhã do belo Sábado dia 20 de Novembro, lá nos reunímos na Sede para dar início à primeira actividade deste Ano Escuta, com o tema : Eleições. Iamos acantonar em local desconhecido até então. No início desta actividade foi-nos dada uma carta, de modo a descobrirmos qual era o nosso primeiro posto. As equipas foram partindo à vez e com intervalos de tempo entre elas. Na chegada ao segundo posto, foi-nos entregue uma outra carta, desta vez com outra fotografia. E para lá nos dirigimos. Aí, foi nos entregue a terceira e última carta. E aí, confusão geral. Todas as equipas se perderam completamente!

A seu custo, todas as equipas chegaram ao ponto final e ao local do acantonamento, a Capela do Adarce. Rapidamente nos instalamos e começamos a tornar aquele local minimamente habitável: limpamos o chão e o exterior da capela, montamos todas as nossas coisas..

O tempo foi passando, e depois do almoço as equipas foram ultimar os pormenores das respectivas apresentações dos Empreendimentos. Quando se aproximava a hora da missa, dirigimo-nos para a Sede, sempre debaixo de uma chuva miudinha mas que ainda assim nos deixou bem molhados. Animamos a Missa e voltamos para o Adarce, a fim de jantarmos e de apresentarmos os nossos empreendimentos. Entre o jantar e a apresentação, jogamos um pequeno jogo nocturno que consistia em encontrar votos num campo em frente à Capela, que mais tarde iriam servir para a nossa votação nos Empreendimentos.

A tão aguardada apresentação chegou, então. Nessa noite, as três equipas apresentaram os seus empreendimentos e depois procedeu-se ao debate sobre os mesmos.

A votação foi efectuada no dia seguinte, após o pequeno almoço e um jogo com perguntas variadas.


O empreendimento vencedor foi o da Equipa Jaguar com o tema : Viver a Europa.

Assim, todos assinamos esta carta de tomada de posse:



Declaração de tomada de posse 2009/2010

O sentimento dominante de quem assume funções é, antes de tudo, um sentimento de responsabilidade. Mas é também o sentimento de quem se sente honrado por ter a rara oportunidade de poder servir, em democracia, os seus imãos pioneiros e o seu Agrupamento.
É com este espírito de serviço que iniciamos funções. É esta consciência de responsabilidade e de gratidão que redobra a nossa vontade, a nossa energia e a nossa ambição de fazer um bom trabalho.
Um novo Empreendimento é sempre um novo começo. Com uma nova legitimidade. A tomada de posse deste cumpre a vontade clara manifestada pelo voto do grupo pioneiro nas últimas eleições.
Este voto terá, certamente, vários significados e várias interpretações. Sempre assim é, em democracia. Mas há uma conclusão que se me afigura indiscutível e que tem a maior importância: o voto do grupo foi um voto de confiança numa tarefa reformista e numa estratégia de modernização do grupo 37. Reformas essas que foram sempre norteadas pela ideia de sustentabilidade e pelo valor da defesa intransigente do interesse geral.
Este facto encerra uma importante lição para o presente mas também para o futuro: a lição de que é possível fazer reformas e promover mudanças, mesmo que exigentes, contando com o reconhecimento e com o apoio de todos os pioneiros.
Eu, abaixo assinado, comprometo-me a fazer o melhor pelos interesses do Grupo Pioneiro e a dar-me, sem medida, na relaização do Empreendimento eleito.

quinta-feira, novembro 26, 2009

Noticias de ultima Hora

Sabado preciso de 6 pioneiros para o banco alimentar das 19h as 21h
Quem puder ir diga alguma coisa, URGENTE
(dois de cada equipa era o ideal)
bjs e abraços

sexta-feira, novembro 20, 2009

Actualidade

Bom dia a todos!

Estarmos informados sobre o que se passa no nosso país e no mundo é sempre importante para as nossas vidas!

Como neste acantonamento seremos políticos, não poderemos tomar decisões importantes sem termos conhecimento da actualidade.

Portanto, actualizem-se!!!!

Bjinhos até amanhã

Catarina

quarta-feira, novembro 18, 2009

Acta de 14 de Novembro de 2009

No dia 14 de Novembro reuniu-se o grupo pioneiro, no abrigo, para mais uma reunião aos Sábados. A reunião teve início com uma oração realizada pelo Brilhante sendo interrompida, logo no início, pelo atraso de um elemento da equipa Jaguar, o Emanuel Frade.

Na reunião estiveram presentes os seguintes elementos:

Equipa Noitibó: Carolina Sena, Pedro Silva, Pedro Gomes, Simão Santos, Marta Pedras, Guilherme Rocha e Ruben Durães ;

Equipa Tubarão: Hugo Antunes, Joana Nascimento, Joana Figueiredo, Daniel Alves, João Monteiro, José Carlos e Hugo Carvalho;

Equipa Jaguar: Diogo Matias, Patrícia Cardoso, Diogo Dutra, Emanuel Frade, Inês Pedras e David Marques.

Equipa "Estrunfes": Miguel Martins, André Brilhante, Catarina Pereira.

Na reunião existiram inúmeros atrasos nomeadamente pela Carolina Sena, Daniel Alves, José Carlos, Diogo Matias, Patricia Cardoso, Emanuel Frade, David Marques mas, também, pelo Migalha e pela Catarina.

Dando continuação à reunião, deram-nos algumas indicações sobre o que se iria suceder ao longo do dia (a finalização do cartaz, a organização do empreendimento, a realização de uma proposta de ementa e o material necessário para o acantonamento).

De seguida, os tesoureiros recolheram as autorizações e o dinheiro e os guarda-material organizaram o material para levar no acantonamento.

Depois, cada equipa reuniu-se para terminar o cartaz e organizar o empreendimento a ser apresentado no acantonamento.

Terminadas as tarefas ou até não terminadas todas estas, fomos para a missa. De volta da missa, foram apresentados os cartazes que até estavam bem originais. Desde com surpresas (Equipa Tubarão), ecológico (Equipa Jaguar) e "selvagem" (Equipa Noitibó).

Finalizando o dia, alguns elementos ficaram para o Magusto!

quinta-feira, novembro 12, 2009

Acta de 31 de Outubro

Acta em atraso (dia 31 de Outubro)
No passado dia 31 de Outubro, começamos a nossa reunião no salão, pois todo o grupo pioneiro estava estritamente proibido de entrar na sala da III. Depois de iniciarmos mais uma reunião com a oração, realizamos um jogo de conhecimento pessoal. Onde podemos quebrar o gelo e conhecermos melhores os novos aspirantes a pioneiros.
Realizou-se também um jogo que serviu para descobrir os novos guias. Ao fim destes jogos todos ficamos a conhecer as equipas. Estas são constituídas por :
Equipa tubarão: Hugo Antunes, João Monteiro, Daniel Alves, Hugo Pereira, José Carlos, Joana Nascimento e Joana Figueiredo.
Equipa noitibó: Carolina, Ruben Durães, Pedro, Pedro Silva, Guilherme Rocha, Simão, Marta Pedras e Emanuel.
Equipa jaguar: Diogo Matias, David Marques, Inês Pedras, Bruno Fachada, Patrícia Cardoso, Diogo Dutra e Ana Afonso.

Com as equipas já formadas, realizou-se uma reunião de equipas, onde os elementos de cada equipa se puderam conhecer melhor.
As 5 horas realizou-se uma reunião de guias, enquanto o resto do grupo pioneiro ensaiava para o coro.
Ao voltarmos da missa e nos organizarmos, por volta das 7 horas, começou uma reunião com os pais dos escuteiros, onde estes ficaram a conhecer os escuteiros e vice-versa. Ao terminar a reunião formos todos para casa, terminando assim a segunda reunião do ano escutista 2009/10.


Acta de 7 de Novembro de 2009

No dia 7 de Novembro, o grupo 37 começou por "rever" alguns conteúdos essenciais, como as saudações (ao chapéu, à vara...), o significado de "ALERTA", o porquê da existência de um lema e de um grito para cada equipa e como se dividiam as equipas.

Não esteve presente Joana Figueiredo, da equipa Tubarão,e houve atrasos de Bruno Fachada (5 minutos) que pagou uma coima de 0,20€ e de Emanuel Frade (5 minutos) que pagou também uma coima de 0,20€.

Cada equipa, tratou da elaboração do seu cartaz e da definição do empreendimento, ocupando estas duas funções a maior parte do tempo disponível.

Ao terminarem, as três equipas dirigiram-se para fora da Sede e realizaram um jogo, onde cada equipa teria de passar entre cordas, colocadas de modo a existirem espaços por onde as equipas teriam de atravessar. Quando um membro da equipa passava pelo espaço criado, esse espaço não poderia ser utilizado por outro membro da equipa. Cada equipa, teve um desempenho razoável, mas quem saiu vitoriosa, foi a equipa Jaguar, que conseguiu um total de três pontos, ou seja, três membros desta equipa conseguiram atravessar para o outro lado, através dos espaços entre as cordas.

Neste Sábado não houve ensaio do coro, assim, ás 18 horas, partiram, sem qualquer ensaio, para a Missa.

Ao voltarem, as equipas organizaram-se e os guias das respectivas apresentaram as equipas. Terminada a apresentação, as equipas voltaram para os seus cantos e falaram um pouco do Acantonamento, que se irá realizar no fim-de-semana de 21 e 22 de Novembro, qual o tema, a caracterização dos grupos consoante o tema, a hora a que se deveriam apresentar na Sede e o material necessário ao Acantonamento.

Por fim, foram destribuídas as autorizações para o Acantonamento e um papel com a informação sobre o Magusto de 18 de Novembro.

quinta-feira, novembro 05, 2009

Ensaio de Coro (Renovado)

Meus Pioneiriiiinhos!

Como já devem saber, segundo o novo método de coro, há ensaio esta sexta-feira, entre as 21h e as 23h!
A coordenação sofreu algumas alterações e a partir de agora estará a meu cargo e do João Paulo. Vamos ter um cancioneiro novo, por isso, e também porque estamos cheios de energias renovadas e vontade de fazer coisas giras, espero a presença de todos vocês no ensaio de sexta (igualmente cheios de alegria e, já agora, se puder ser, também com essas vozes afinadinhas).

'Bora voltar a ser felizes no coro?! ;D


Contamos convosco, a horas!



Uma canhota e muitos beijinhos,
Joana Duarte