segunda-feira, novembro 30, 2009

Acta do Acantonamento

Na manhã do belo Sábado dia 20 de Novembro, lá nos reunímos na Sede para dar início à primeira actividade deste Ano Escuta, com o tema : Eleições. Iamos acantonar em local desconhecido até então. No início desta actividade foi-nos dada uma carta, de modo a descobrirmos qual era o nosso primeiro posto. As equipas foram partindo à vez e com intervalos de tempo entre elas. Na chegada ao segundo posto, foi-nos entregue uma outra carta, desta vez com outra fotografia. E para lá nos dirigimos. Aí, foi nos entregue a terceira e última carta. E aí, confusão geral. Todas as equipas se perderam completamente!

A seu custo, todas as equipas chegaram ao ponto final e ao local do acantonamento, a Capela do Adarce. Rapidamente nos instalamos e começamos a tornar aquele local minimamente habitável: limpamos o chão e o exterior da capela, montamos todas as nossas coisas..

O tempo foi passando, e depois do almoço as equipas foram ultimar os pormenores das respectivas apresentações dos Empreendimentos. Quando se aproximava a hora da missa, dirigimo-nos para a Sede, sempre debaixo de uma chuva miudinha mas que ainda assim nos deixou bem molhados. Animamos a Missa e voltamos para o Adarce, a fim de jantarmos e de apresentarmos os nossos empreendimentos. Entre o jantar e a apresentação, jogamos um pequeno jogo nocturno que consistia em encontrar votos num campo em frente à Capela, que mais tarde iriam servir para a nossa votação nos Empreendimentos.

A tão aguardada apresentação chegou, então. Nessa noite, as três equipas apresentaram os seus empreendimentos e depois procedeu-se ao debate sobre os mesmos.

A votação foi efectuada no dia seguinte, após o pequeno almoço e um jogo com perguntas variadas.


O empreendimento vencedor foi o da Equipa Jaguar com o tema : Viver a Europa.

Assim, todos assinamos esta carta de tomada de posse:



Declaração de tomada de posse 2009/2010

O sentimento dominante de quem assume funções é, antes de tudo, um sentimento de responsabilidade. Mas é também o sentimento de quem se sente honrado por ter a rara oportunidade de poder servir, em democracia, os seus imãos pioneiros e o seu Agrupamento.
É com este espírito de serviço que iniciamos funções. É esta consciência de responsabilidade e de gratidão que redobra a nossa vontade, a nossa energia e a nossa ambição de fazer um bom trabalho.
Um novo Empreendimento é sempre um novo começo. Com uma nova legitimidade. A tomada de posse deste cumpre a vontade clara manifestada pelo voto do grupo pioneiro nas últimas eleições.
Este voto terá, certamente, vários significados e várias interpretações. Sempre assim é, em democracia. Mas há uma conclusão que se me afigura indiscutível e que tem a maior importância: o voto do grupo foi um voto de confiança numa tarefa reformista e numa estratégia de modernização do grupo 37. Reformas essas que foram sempre norteadas pela ideia de sustentabilidade e pelo valor da defesa intransigente do interesse geral.
Este facto encerra uma importante lição para o presente mas também para o futuro: a lição de que é possível fazer reformas e promover mudanças, mesmo que exigentes, contando com o reconhecimento e com o apoio de todos os pioneiros.
Eu, abaixo assinado, comprometo-me a fazer o melhor pelos interesses do Grupo Pioneiro e a dar-me, sem medida, na relaização do Empreendimento eleito.

Sem comentários: