quarta-feira, março 31, 2010
Acta do Acampamento
Foi pelas 6h30 de Sábado que o grupo Pioneiro se reuniu na Estação de Comboios de Alverca, tendo como destino o Entroncamento, local de Acampamento. Entrámos no Regional de Tomar das 7h06, acompanhados pelo Brilhantezinho, a viagem demorou cerca de uma hora e uns minutos, o que na realidade pareceu bem mais!
Nesta actividade podémos contar com a presença dos elementos, das equipas:
Noitibó: Ana Carolina Sena; Marta Pedras; Guilherme Rocha; Simão Santos; Pedro Gomes e Ruben Durães.
Tubaguar: João Monteiro; Patrícia Cardoso; David Marques; Diogo Matias; Daniel Alves; Joana Nascimento; José Carlos Morais;
Vaca: Miguel "Migalha" Martins; Catarina "Progenitora" Pereira; Ricardo Filipe Brilhante.
(assistimos à junção das duas Equipas Tubarão e Jaguar pela falta de comparência de muitos elementos do grupo!)
Já no Entroncamento e depois de muitas voltas lá conseguimos chegar ao Parque Escutista que nos alojou a nós e a mais quatro ou cinco agrupamentos.
Daí seguiram se as contruções e montagem de tendas das equipas, onde nos foi possivel testar os limites da nossa criatividade em campo e contruir mesas lindas e bastante eficazes. Seguiram se os almoços estabelecidos por cada equipa, e à tarde participámos num jogo de vila, o qual consistia em captar imagens dos muitos pontos turisticos da cidade, e responder a algumas perguntas. Às 16h30 reunimo-nos na praça da igraja de Nossa Senhora de Fátima para participar na missa dirigida pelo Padre José Borga, a qual nos surpreendeu a todos pelas várias diferenças que foram notadas comparativamente às missas a que estamos habituados a ouvir em Alverca.
Houve ainda tempo para terminar o jogo, e de regresso campo começam as preparações do Jantar, com a já habitual soja à bolonhesa. Tivémos tempo para a preparação do fogo de conselho enquanto se lavavam as loiças e se arrumavam cozinhas, bem como todos os "a fazeres" que estivessem a decorrer, e assim o fogo de concelho decorreu como previsto seguido de uma reflexão acerca da missa, daquele mesmo dia, bem como algumas noções de fé cristã.
Ao final da noite, estávamos nós ansiosos pelo saco-cama, foi nos proposta a limpeza dos balneários do campo, algo que fizemos com o entusiasmo de quem se tinha levantado tão cedo naquele dia, trabalhamos em conjunto e conseguimos brilhantes resultados, rapidamente testados pos muitos dos hóspedes que não tiveram com meias medidas para os utilizar naquelas condições.
Domingo, após alvorada e pequeno almoço, todo o grupo se preparou para uma gincana muito bem organizada pela nossa equipa de animação e dada a notável prestação de todos, foi com o criar de um novo jogo que se resolveu o empate entre as duas equipas. (de entre muitos jogos destacam-se: estafetas, jogo do saco de plástico que se rebentava todo quando pousavamos os pés no chão, jogo do lagostim, jogo do lenço, da corda...)
O almoço suscitou algumas dúvidas em relação a variedade de constituintes de atum que podem existir dentro e uma lata, e por isso tivemos a oportunidade de descobrir uma nova especialidade de peixe enlatado o qual nos quis ser dado a conhecer pela equipa de animação e a sua habilidade para fazer escolher latas de atum. Ainda assim, as barritas lá compensaram o buraquinho com que ficamos no estômago.
Arranjamos toda a energia necessária para arrumar campo, e partir para Alverca. Deixamos o Entroncamento com excelentes recordações, e já na sede foi feita a avaliação da actividade cá fora nas escadas.
(alguma coisa que tenha ficado esquecida é favor acrescentar, duvido muito que não me esteja a esquecer de nada, também não li o que escrevi duas vezes, peço desculpa por quaisquer eventuais erros de escrita)
...muitas fotos serão aqui expostas assim que houver disponibilidade, peço a todos os elementos que aguardem esses grandes momentos com muito entusiasmo! :)
Um grande, grande, Bjinho a todos,
eu gostei muito deste acampamento,
Ana Carolina Sena
quinta-feira, março 25, 2010
Acta dia 20 Março
No dia 20 Março pelas 15 horas o grupo pioneiro reuniu-se para a reunião de sábado, que se iniciou com a oração feita pela equipa Tubarão.
Equipa Noitibó: Carolina Sena, Guilherme Rocha, Marta Pedras, Pedro Gomes e Ruben Durães
Equipa Tubarão: Hugo Antunes, Joana Nascimento, Hugo Pereira, João Monteiro e José Carlos.
Equipa Jaguar: Diogo Matias, Patrícia Cardoso e Emanuel Frade.
Equipa Vaca: Miguel Martins, Catarina Pereira, Viviane, Ricardo Brilhante.
Depois de nos serem dadas algumas informações sobre o acampamento foi-nos dito que teríamos de arranjar o material para o mesmo, montamos as tendas para confirmar se estavam em boas condições e enchemos as caixas de material com tudo o que era necessário, apenas se prepararam 2 caixas e duas tendas pois foi-nos informado que a equipa Jaguar e Tubarão iriam juntar no acampamento, também nos foi pedido que construísse-mos uma mesa para treinar amarrações e mostrar como se fazem a quem não sabia. Durante a tarde cortaram-se alguns ramos do pinheiro da sede pois já estava a precisar.
Com tudo arrumado fomos ensaiar para a missa, mas antes de partirmos houve tempo para comer os bolos que tinham sobrado da equipa Jaguar, da ida ao mercado dessa manhã.
Quando regressámos da missa a chefia deu-nos as ultimas informações relativamente ao acampamento e receberam as autorizações e o respectivo dinheiro, deu-se assim por terminada a reunião de sábado.
terça-feira, março 23, 2010
sexta-feira, março 19, 2010
Ida ao mercado
Pede-se que tragam muitos bolos, uns doces para vender (afinal estamos no mês da fruta) e muita vontade de sorrir e impingir uma fatia de bolo a qualquer transeunte que passe pela porta do mercado.
Beijos e abraços
Até amanhã
quarta-feira, março 17, 2010
Acta do dia 13 de Março
Aos treze dias do mês de Março, reuniu-se o grupo pioneiro 37 para mais uma reunião, no abrigo. Na reunião estiveram presentes os seguintes elementos:
Equipa Noitibó: Carolina Sena, Marta Pedras, Simão Santos, Pedro Gomes e Ruben Durães.
Equipa Tubarão: Hugo Antunes, José Carlos, Joana Figueiredo, João Monteiro.
Equipa Jaguar: Inês Pedras, Patrícia Cardoso.
Equipa Vaca: Miguel Martins, Catarina Pereira, Viviane, Ricardo Brilhante.
Para começar deram-nos as posições em que ficámos no dia de B.P, dizendo que a equipa que mais se aproximou foi a Noitibó na 11ª posição.
Depois, falámos um pouco sobre as actividades para angariar dinheiro para a actividade final e sobre a actividade final em si:
· A equipa Noitibó fica responsável por arranjar um sítio para cima de Viana do Castelo, alojamento e actividades.
· A equipa Tubarão por arranjar um sítio para acantonar na cidade do Porto
· E a equipa Jaguar por arranjar um sítio em Coimbra, actividades e alojamento.
Essas tarefas vão ser para apresentar no acampamento dia 27 e 28 de Março.
Para o acampamento é necessário um número cómico e um sério (a vida de S. Pedro).
Depois de todas as informações dadas, fomos trabalhar: uns foram tirar a terra de uns canteiros e “despejá-la” noutro sítio enquanto outros varriam o chão e lavavam-no.
Após termos terminado todas as tarefas, fomos ensaiar para a missa e depois fomos para a missa.
Quando voltámos da missa, foram entregues as autorizações para o acampamento.
terça-feira, março 16, 2010
Acta dia de B.P. (23 Fevereiro)
Partimos da estação de Alverca na manhã de sábado com Vila F. de Xira como destino, ao chegarmos dirigimo-nos ao ponto de encontro que se situava na escola Alves Redol.
Fomos os primeiros a chegar mas depressa apareceram os restantes: agrupamentos, chefes e caminheiros, depois disto foi-nos dada ordem para entrarmos na escola e nos dirigirmos para o pavilhão onde, depois de escolhido o sítio, largámos as mochilas.
De seguida os guias de cada equipa foram chamados para receberem as informações relativas ao raid e depois de tiradas as primeiras coordenadas e todas as explicações e sugestões terem sido dadas deu-se início ao raid. O raid envolveu alguma estratégia pois foram-nos dadas coordenadas para todos os postos nos quais teríamos de apostar, conforme achasse-mos que os conseguíamos fazer ou não.
O raid prolongou-se pela tarde e por cada posto ou baliza por onde passámos recolhemos símbolos ou frases relacionadas com esses símbolos da mística pioneira, cada equipa teve os seus percalços mas isso não as impediu de o terminar.
Os postos permaneceram abertos até ás 20:00h que era também a hora a que tínhamos de regressar á escola, a equipa Jaguar chegou a horas mas a equipa Noitibó chegou atrasada. Depois de todos termos jantado dirigimo-nos para o pavilhão para prepararmos a peça para o café concerto, as peças tiveram alguma originalidade e várias tentativas para terem piada mas foi agradável de ver, entre cada peça passaram musica ao som da qual os agrupamentos dançaram, Alverca integrou-se batendo palmas ao ritmo da música.
No fim do café concerto foram dadas a cada equipa duas gotas onde escreveram uma frase relacionada com o que muitas gotas eram capazes de fazer, arrumamos tudo e fomos dormir.
Acordamos na manhã seguinte e preparamos as mochilas antes de irmos tomar o pequeno-almoço, Alverca ficou encarregue de tocar um música na oração da manhã e assim fez, á entrada foi-nos oferecida uma das gotas do dia anterior e um pedaço de rede como lembrança, com o pequeno-almoço na barriga pusemos as mochilas ás costas e partimos para a cerimónia de abertura do dia de B.P. que se realizou no pavilhão do cevadeiro.
A cerimónia de abertura não foi nenhum espectáculo mas esteve bem, com as apresentações feitas e os bons dias dados, deu-se início ao jogo de vila dos pioneiros, depois de todas as explicações sobre o mesmo terem sido feitas.
O jogo serviu para nos familiarizarmos com o percurso de vida do S. Pedro e envolveu decifrar códigos e algumas actividades simples para ganhar pontos, voltámos para o pavilhão depois dos postos terem fechado, sentámo-nos em grupo e almoçamos, de seguida deu-se a eucaristia e depois e cerimónia da entrega de prémios que foi um pouco decepcionante, seguiu-se a cerimonia de encerramento que finalizou o dia de B.P.
domingo, março 14, 2010
Acta de 13 de Março
Pelas 15 horas do dia 13 de Março de 2010, o grupo 37 de pioneiros junta-se na cabana para mais uma das suas reuniões de sábado.
Estavam presentes:
o Equipa Noitibó: Carolina Sena, Ruben Durães, Pedro , Marta Pedras e Simão Santos
o Equipa Tubarão: Hugo Antunes, João Monteiro, Joana Figueiredo e José Carlos.
o Equipa Jaguar: Inês Pedras e Patrícia Cardoso
o Equipa Vaca: Miguel Migalha, Catarina, Ricardo Brilhante e Viviana
Iniciou-se esta reunião com uma breve oração feita pelo elemento da Equipa Noitibó, Ruben Durães, e logo em seguida depois dos chefes alertarem o atraso do pagamento das “multas”, foram dadas as indicações do que se iria fazer durante a tarde. Primeiramente começamos por esvaziar a terra dos canteiros que se encontravam na varanda do salão, assim como limpar todo esse piso. Por solicitação do Chefe Miguel essa acção alargou-se por mais alguns pisos.
Supostamente após 15 minutos de a ordem ter sido dada o grupo juntar-se-ia, o que na realidade não se verificou.
Depois de tudo limpo e em ordem, voltamos a juntar-nos e então, o caminheiro Ricardo Brilhante, explicou o modo de classificação das actividades que se realizaram no dia de B.P assim como as classificações de cada equipa.
Posteriormente , na Igreja de S.Pedro, quando o relógio assinalou as 18 horas pusemos em prática tudo o que preparamos no ensaio do coro que se realizou pouco antes de irmos para celebração da eucaristia.
Voltamos para a cabana. Antes da nossa reunião acabar a Equipa de animação distribuiu as autorizações e discutiu alguns pormenores acerca do acampamento no Entroncamento, a realizar daqui a duas semanas.
Demos por terminada mais uma reunião de sábado à tarde.
quarta-feira, março 10, 2010
quinta-feira, março 04, 2010
Aos 27 dias de Março, pelas 15 e poucas horas, no abrigo, deu-se, mais uma vez, a reunião do Grupo Pioneiro 37.
A reunião teve início com uma oração realizada pela Chefe Catarina.
Na reunião estiveram presentes os seguintes elementos:
Equipa Noitibó: Carolina Sena, Simão Santos, Guilherme Rocha.
Equipa Tubarão: Joana Nascimento, João Monteiro e José Carlos.
Equipa Jaguar: Diogo Matias, Patrícia Cardoso e David Marques.
Logo no início desta os elementos da equipa Tubarão foram relembrados da sua falta de pontualidade relativamente á colocação das actas que estavam ao seu encargue.
A seguir iniciá-mos a avaliação do dia de BP. Nesta avaliação os pioneiros expressaram o seu descontentamento em relação á falta da honestidade na competição no raid e no jogo de cidade e o “favorecimento” de certas equipas que foram em parte confirmados pelos chefes que disseram que iriam averiguar.
Quando acabamos a avaliação realizou-se o habitual ensaio do coro em conjunto com os caminheiros e de seguida fomos para a missa.
Quando viemos da missa deu-se por terminada essa reunião e todos para casa.
ANOS 80
Porque uma imagem vale mais que mil palavras
Uma nova aventura : Os Cinco e o Patrão
Ídolos versão 80's
Rei do Rock & Arco-Íris
E por fim, o melhor sorriso da noite!
(Devo acrescentar que ganhou o prémio para fato mais realista também ;p)
Boa Semana.
ESTE SÁBADO NÃO HÁ REUNIÃO!
Ensaio do coro
Espero que todos tenham lido o texto "Ser Pioneiro" que o Brilhante relembrou.
Amanhã, apesar de ser a 1ª sexta-feira do mês, não haverá ensaio geral do coro!
Bjinhos
quarta-feira, março 03, 2010
Ser pioneiro
Porque é sempre bom recordar...
http://pioneiros37.blogspot.com/2004/12/ser-pioneiro_16.html
terça-feira, março 02, 2010
Onde estão as actas?
Parecendo que não, amanhã já é quarta-feira e, parecendo que não, faltam aqui três actas. TOCA A POSTAR...
Não esquecer que este fim-de-semana não há escuteiros.
E para quem ainda sabe menos, é de lembrar que vamos ter acampamento no fim-de-semana de 27 de Março
Beijos e abraços
Até uma próxima