terça-feira, março 16, 2010

Acta dia de B.P. (23 Fevereiro)

Partimos da estação de Alverca na manhã de sábado com Vila F. de Xira como destino, ao chegarmos dirigimo-nos ao ponto de encontro que se situava na escola Alves Redol.

Fomos os primeiros a chegar mas depressa apareceram os restantes: agrupamentos, chefes e caminheiros, depois disto foi-nos dada ordem para entrarmos na escola e nos dirigirmos para o pavilhão onde, depois de escolhido o sítio, largámos as mochilas.

De seguida os guias de cada equipa foram chamados para receberem as informações relativas ao raid e depois de tiradas as primeiras coordenadas e todas as explicações e sugestões terem sido dadas deu-se início ao raid. O raid envolveu alguma estratégia pois foram-nos dadas coordenadas para todos os postos nos quais teríamos de apostar, conforme achasse-mos que os conseguíamos fazer ou não.

O raid prolongou-se pela tarde e por cada posto ou baliza por onde passámos recolhemos símbolos ou frases relacionadas com esses símbolos da mística pioneira, cada equipa teve os seus percalços mas isso não as impediu de o terminar.

Os postos permaneceram abertos até ás 20:00h que era também a hora a que tínhamos de regressar á escola, a equipa Jaguar chegou a horas mas a equipa Noitibó chegou atrasada. Depois de todos termos jantado dirigimo-nos para o pavilhão para prepararmos a peça para o café concerto, as peças tiveram alguma originalidade e várias tentativas para terem piada mas foi agradável de ver, entre cada peça passaram musica ao som da qual os agrupamentos dançaram, Alverca integrou-se batendo palmas ao ritmo da música.

No fim do café concerto foram dadas a cada equipa duas gotas onde escreveram uma frase relacionada com o que muitas gotas eram capazes de fazer, arrumamos tudo e fomos dormir.

Acordamos na manhã seguinte e preparamos as mochilas antes de irmos tomar o pequeno-almoço, Alverca ficou encarregue de tocar um música na oração da manhã e assim fez, á entrada foi-nos oferecida uma das gotas do dia anterior e um pedaço de rede como lembrança, com o pequeno-almoço na barriga pusemos as mochilas ás costas e partimos para a cerimónia de abertura do dia de B.P. que se realizou no pavilhão do cevadeiro.

A cerimónia de abertura não foi nenhum espectáculo mas esteve bem, com as apresentações feitas e os bons dias dados, deu-se início ao jogo de vila dos pioneiros, depois de todas as explicações sobre o mesmo terem sido feitas.

O jogo serviu para nos familiarizarmos com o percurso de vida do S. Pedro e envolveu decifrar códigos e algumas actividades simples para ganhar pontos, voltámos para o pavilhão depois dos postos terem fechado, sentámo-nos em grupo e almoçamos, de seguida deu-se a eucaristia e depois e cerimónia da entrega de prémios que foi um pouco decepcionante, seguiu-se a cerimonia de encerramento que finalizou o dia de B.P.

Sem comentários: