quarta-feira, dezembro 01, 2010

Acta - 27 e 28 Novembro 2010

Por Ana Carolina Santos
(as fotos estão em tamanho reduzido, para que a acta não se alongasse muito no blog!)

No passado fim-de-semana realizou-se um Acantonamento com a seguinte ordem de trabalhos: remodelações dos cantos de equipa; divulgação e explicação da nova metodologia RAP, entre outros.
Por volta das nove horas da manhã de Sábado reuniu-se a Comunidade 37 para dar início à actividade. Enquanto a chefia se reunia, deu-se início a arrumações e limpezas. De seguida, fomos para o salão onde nos foi dada a explicação da nova metodologia, adoptada este ano pelo nosso Agrupamento: RAP (Renovação da Acção Pedagógica). Terminada a explicação, os elementos destacados para o Banco Alimentar dirigiram-se para o Pingo Doce, para a habitual e necessária recolha de alimentos. Os restantes permaneceram na sede a almoçar.
Após o almoço começam os projectos. Todas as equipas tinham que realizar o cartaz de equipa. Depois cada equipa, tinha o seu projecto pessoal, quer envolve-se prateleiras, lâmpadas ou mesas.

(Kim) Concentração e empenho na construção do cartaz e melhoramento da mesa

(Gago Coutinho) Engenho e arte na mesa e cartaz

(Salgueiro Maia) uma pequena grande "revolução" no cartaz e na iluminação.

(Dr. Sousa Martins) Burocracia e carpintaria na equipa da chefia

Chegados os elementos do Banco Alimentar os trabalhos prosseguiram os trabalhos até à hora da missa. Fomos para a missa e quando regressámos à sede, os cozinheiros destacados começaram a preparar o jantar: arroz de atum com ervilhas, enquanto os restantes finalizavam pormenores para aquele dia.

Na preparação do jantar...

Prosseguiu o jantar, com uma sobremesa preparada pelos cozinheiros (Leite Creme) e quando terminou, arrumou-se tudo e preparou-se um jogo de reflexão.
Num ambiente acolhedor, de colchões e mantas colocados no palco, à luz do petromax, dispusemo-nos em círculo e demos início ao jogo. A principio ninguém estava a perceber o propósito, mas depois tornou-se bastante útil e interessante. Na companhia de um copo de chá e biscoitos, a mensagem da noite estava passada: «devemos aprender a olhar para a mochila que carregamos nas costas, e deixar de olhar por momentos para a dos outros». Chega assim o fim da noite!
No Domingo depois do pequeno almoço (habitual pão com manteiga e leite com chocolate ou café), as equipas foram arrumar os seus pertences das camaratas e continuaram ou finalizaram os seus projectos. Até à hora de almoço foram limpos, varridos e lavados os corredores, escadas e casas de banho da sede. Foram feitas as entrevistas pessoais, para que a chefia possa colocar os elementos correctamente na tabela de progresso, segundo o RAP. O almoço foi esparguete à Bolonhesa e quando terminou, finalizaram-se por completo, arrumações, limpezas e construções. O que dá trabalho...

...traduz-se em: satisfação!


No final, foi feita a avaliação que de uma maneira geral ditou o facto dos trabalhos das equipas terem sido amplamente cumpridos; necessidade para um maior trabalho em equipa e só depois a contribuição em Comunidade e mais iniciativa por parte de alguns elementos.

Estiveram presentes os seguinte elementos:
Equipa Doutor Sousa Martins: Catarina Pereira, Ana Marujo, Tiago Nunes, Joana Duarte, Pedro Coelho, Ricardo Brilhante.
Equipa Gago Coutinho: Ruben Durães, Daniel Alves, José Carlos, Carolina Santos, Renata Pereira;
Equipa Kim: Joana Figueiredo, Patrícia Cardoso, Hugo Pereira, Gonçalo Matias.
Equipa Salgueiro Maia: Diogo Matias, João Monteiro, Joana Nascimento, David Marques, Joana Ameixa.


Para o próximo fim-de-semana: Temos aquele trabalho para a Ceia de Natal (que não sei se é apropriado divulgar aqui); tratar do fogo-de-conselho (um número cómico e um sério) comecem a magicar ideias; bandeirolas (para quem já as tem, senão data limite no dia 18 Dezembro.)

Boa Semana. Beijinhos e Abraços
Ana Carolina Santos

1 comentário:

Simão disse...

ei então, eu também estive presente! O teu próprio irmão -.- ...