sexta-feira, dezembro 03, 2004

Acta da Reunião (Sandra Durães)

27 de Novembro de 2004


Mais um sábado de actividade. Na parte da manhã, fomos vender calendários para o mercado e para a feira da nossa cidade. Nesta actividade estiveram presente todos os elementos das 3 equipas à excepção da Margarida e da Tatiana ambas da Equipa Tubarão; o Tiago Nunes, a Viviana e a Daniela da Equipa Jaguar. Felicito desde já a minha equipa J
(Noitibó) por ter estado toda presente, na nossa primeira actividade de agrupamento deste novo ano escuta.


Após o almoço nas nossas casinhas, a reunião iria começar mais cedo… eram 14:30 e as novatas acabavam de chegar. Úrsula e Ana Isabel são elas, dois dos novos rostos do agrupamento e em conjunto com a Ângela (aspirante), os novos rostos dos pioneiros. Para mim são elas o símbolo do início de mais um ano É sempre bom quando chega pessoas novas ao Abrigo, faz-nos começar a pensar nas nossas responsabilidades enquanto pioneiros já fardados. Pois é, e foi assim que começou mais uma reunião, deviam de ser umas 15:15, o grupo estava todo à excepção da Margarida e da Tânia, a nossa futura "chefinha"J
Antes de mais nada, é um pouco preocupante (ou não) visto que o exemplo vem de cima, o atraso do Tavares… 8 minutos.!!! Vamos a ver se não acontece para a aproxima, nem com ele nem com outros!


Começamos pela apresentação às futuras pioneiras. A aspirante Ângela e uma das novatas a Úrsula ficaram a fazer parte da Equipe Noitibó, a outra novata, Ana Isabel faz agora parte da Equipe Jaguar. Após uma reunião de Equipas para se decidir os Guias e Sub-Guias, seguiu-se uma formação sobre cargos. Ma claro não poderíamos começar a discutir uma coisa importante sem antes o Tavares nos dar uma pequena introdução sobre o que para ele é os escuteiros e falar-nos um pouco da sua experiência. Eu própria aprecio muito esta troca de experiênciasJ
. Após a formação ficaram decidido os cargos nas 3 equipas:


Equipa Noitibó:

João: Guia

Sandra: Sub-Guia

Joana: Secretária

Ângela: Repórter

Sara: Financeira

Ana: Socorrista

Hugo: Responsável do material

Úrsula: Chefe de Cozinha

Equipa Tubarão:

Tiago Pulido: Guia

Rita: Sub-Guia

Teresa: Socorrista

Raquel: Repórter/Secretária

Tatiana: Chefe de cozinha

Margarida: Financeira

Samuel: Animador/Responsável do material

Equipa Jaguar:

Tiago Nunes: Guia

Paulo: Sub-Guia

Daniela: Chefe de Cozinha

Viviana: Secretária

Andreia Silva: Financeira

Ricardo: Animador

Ana Isabel: Socorrista

Andreia Martins: Responsável do Material

Por volta das 16:20 o Marujo e a Joana tiveram de sair da reunião por motivos escolares e aceites pela Equipa de Animação.

De seguida realizou-se o primeiro conselho de guias, em que os mesmos foram felicitados pelos cargos de coordenação, como o nosso amigo Tavares os definiu, e em que estes falaram sobre as suas Equipas. Portanto meus amigos a partir de agora para aqueles que assumem pela primeira vez estas funções, preparem-se pois isto vai começar a doer…eu sei do que falo!

Definiram-se ainda alguns objectivos para o ano, nomeadamente a realização das provas de progresso com vista à promessa e arranjo dos cantos e divisórias das Equipas

Uma das questões que se levantou neste conselho, foi "qual seria o nosso empreendimento este ano?". Nada ficou decidido, portanto apelo a todos que pensem/reflictam sobre esta questão.

Pelas 17:50, dirigimo-nos para a parada, a fim de ir para a missa. Não sem antes as Equipas realizarem os seus gritos. Para primeira vez…. Foi um pouco mau!!! Para a próxima é melhor.

De volta à sede, o Ruben deu alguns avisos, nomeadamente sobre a ceia de natal, pagamento de cotas e preparação dos cartazes de equipa para a próxima semana. Como vêm para o próximo sábado existe muito trabalho a fazer.


Sem comentários: