quinta-feira, dezembro 15, 2005

ACTA DE SÁBADO, 10 DE DEZEMBRO

A reunião começou por volta das 15.30h com uma oração feita pela equipa jaguar, com as faltas da Viviana e do Luís na equipa Noitibó, na equipa Tubarão, o Paulo a Rita e a Tatiana e por ultimo na equipa Jaguar faltavam o Tiago, o João Paulo e a Andreia.
Durante esta falámos sobre o acantonamento de natal a realizar no fim-de-semana de 17 a 18 de Dezembro.
Terminada esta conversa que nos permitiu “desvendar” muitas das actividades que vamos realizar na actividade formaram-se as patrulhas mistas para a mesma, esta formação foi muito divertida pois foi feita com um pequeno jogo em que nos encontrávamos todos em círculo e as equipas de animação iam metendo um papel nas nossas costas com o nome da patrulha a que pertencíamos e depois nós próprios sem falar tínhamos que juntar as patrulhas.
Já com as patrulhas formadas cada uma se dirigiu para um lugar à escolha na sede onde estivemos a cortar estrelas para a actividade.
Por volta das17.40h como é habitual fomos para a missa que mais uma vez foi animada por nós. Regressámos à sede ás19h arrumámos as coisas que tinham ficado por arrumar dos trabalhos em patrulhas e deu-se por terminada mais uma reunião do grupo pioneiro37.

Beijos e uma boa semana para todos,
Ana Moreno

domingo, novembro 20, 2005

Acta de 5 de Novembro de 2005

No dia 5 de Novembro reunimo-nos com o objectivo de decidir as equipas. A Equipa de animação anunciou os diversos elementos de cada equipa. Estas espalharam-se pela sede para decidirem os cargos. Posteriormente anunciaram as suas decisões perante todo o grupo pioneiro. Sendo elas:

Jaguar:
- Ana Moreno – Animadora
- Andreia Rossana – Sub-Guia
- Ângela Miguel – Repórter
- Daniela Santos – Chefe de cozinha
- Sofia Godinho – Financeira
- João Paulo César – Socorrista
- Tiago Nunes – Guia

Tubarão:
- Paulo César - Guia
- Teresa Cardoso - Sub-Guia
- Tatiana Loureiro - Chefe de Cuzinha
- Ana Rita Nunes - Socorrista
- Ivo Mendes - Pesponsável de Material
- Sara Soares - Financeira
- Úrsula Silva - Repórter

Noitibó:
- Ricardo Brilhante – Guia
- Viviana Loureiro – Sub-Guia
- Diana – Chefe de cozinha
- Luís Cardoso – Responsável do Material
- Bárbara Pais – Animadora
- Andreia – Repórter
- Raquel Soares – Financeira
- Ângela Silva – Socorrista

Posto isto seguimos para o salão onde realizámos um jogo, de olhos vendados, com o intuito de formar uma estrela de oito pontas. O objectivo deste jogo era descobrir uma pessoa que tivesse a capacidade de liderar o grupo presente, procedendo-se a uma votação individual e “secreta” por parte de cada elemento do grupo pioneiro para a equipa de animação poder ter uma melhor perspectiva da opinião de cada um, não sendo relevante pois como todos sabemos o guia de grupo e escolhido pela equipa de animação e só por esta.
Um pouco antes da hora da missa ainda tivemos tempo para um último ensaio do coro, visto que, agora, todas as missas ficam ao encargo do agrupamento.


Uma boa semana para todos e não se esqueçam...Sorriam pois nós marcamos pela diferença!!

Beijos a todos vós!! Tatiana Loureiro

Acta do dia 29 de Outubro (um dia diferente)

No dia 29 de Outubro, o grupo pioneiro participou numa actividade de agrupamento realizada em Santarém, com a finalidade de proceder à inauguração oficial do ano escuta 2005/2006. Durante a manha decorreu um jogo de cidade, bastante interessante, que nos deu a conhecer os locais de maior importância e valor, da parte histórica da cidade. A seguir ao almoço, que decorreu no jardim das portas do Sol, deslocámo-nos para a parte baixa da cidade (junto ao rio Tejo) onde procedemos às passagens de alguns elementos para as suas novas secções. O grupo pioneiro deu as boas vindas aos elementos:
- Ana Rita Nunes;
- Ivo Mendes;
- João Paulo César;
- Luís Cardoso;
- Sofia Godinho.
E ainda, ao novo elemento da equipa de animação:
- Nuno Marcelo Patrício.
Contudo, despedimo-nos de dois “grandes” elementos, o Tiago Pulido e a Sandra Durães, que neste momento se encontram ao serviço de outras secções, visto que a IVª secção não abriu as portas este ano.
O dia acabou com uma reflecção dos elementos da IIIª secção, e a respectiva equipa de animação, sobre a actividade realizada no fim-de-semana anterior e o trabalho desenvolvido no ano escuta 2004/2005.





Beijinhos e Abraços do guia da Jaguar:

Tiago Alexandre Santos Nunes

Um ano depois....


Parecia que este blog tinha caído em esquecimento, após um ano de trabalho nele feito, então eu, :) decidi mudar um pouco a cara dele visto que estava muito morto, muito estranho e não tinha/apresentava as cores dos pioneiros, melhor como diz aquele provérbio, "Ano Novo, Vida Nova". Podem contar sempre comigo para fazer modificações e espero que neste novo ano este espaço seja melhor aproveitado, com discussão de temas etc.
Quem quiser fazer parte dos membros fale comigo ou com o Ruben para enviarmos as "inscrições".
Fortes canhotas e bom ano escuta!
Espero que tenham gostado da nova cara!!!

Tiago Pulido

sábado, novembro 19, 2005

Acta do Dia 22 de Outubro

No passado dia 22 de Outubro de 2005,os pioneiros realizaram a sua última actividade do ano escutista 2004/2005.
A actividade era um mini raid com 5 postos: o 1º foi nas redondezas da sede; o 2º posto foi Quinta da Omnia; o 3º na Relote Terminal; o 4º no Cabeço da rosa e o 5º posto no marco geodésico. Nos dois primeiros postos, tivemos que procurar um envelope onde estavam letras para colocarmos por ordem e no final termos uma palavra.
Quando chegámos ao marco geodésico tínhamos a Tânia e o Tavares à nossa espera, com papel de cenário para colarmos as letras que tínhamos posto em ordem (sacrifício e responsabilidade), depois fizemos grupos de dois para reflectirmos acerca destas palavras.
Concluimos, que estas estão incutidas não só na nossa vida escutista como também no nosso dia-a-dia.
Pessoalmente gostei da actividade, apesar de ter sido um mini raid…acho que fomos uma grande equipa.
Amanhã, vamos começar mais um ano escutista, espero que os novos elementos venham cheios de vontade para trabalhar e que os que saírem sigam os seus novos rumos e que nunca esqueçam aquilo que os fez chegar até aqui.

Forte canhota e um bom ano escutista para todos
Ana Margarida Pinto

quarta-feira, julho 20, 2005

Uma sugestão....

Pois é, como não existiu possibilidade de conciliar as férias com a avaliação, a menina Ângela Miguel teve a ideia de combinarmos uma jantar com o pessoal que por cá está para sei lá falarmos um pouco sobre a vida e nos divertirmos um pouco, pensem nisso e dêem as confirmações por mail para ela!
O jantar seria no "Tachinho Alentejano" (fica na rua das finanças) e ficaria para dia 23 pelas 20 horas!

Mandem e-mail a confirmar ou deixem comentário!

segunda-feira, julho 18, 2005

AVALIAÇÃO ANO 2005

Caríssimos irmãos e irmãs escutas,

Infelizmente, e por falta de disponibilidade de 60 % dos pioneiros, está cancelada a avaliação marcada para dia 23 de Julho.

Permitam-me, no entanto, fazer algumas considerações que considero pertinentes:
1 - O ano correu MAL, muito mal mesmo.
2 - As falhas por "falta de vontade", incluíndo por parte da equipa de animação, foram tantas que eu nem consigo enumerá-las.
3 - Para mim a avaliação teria sido importante pois seria a altura certa para expurgar os meus pecados e dizer o que tinha a dizer. Talvez em Setembro, ou Outubro, ou nunca, já seja tarde demais para avaliar algo que todos consideramos como o ano "passado".

Espero que a nossa vida escutista não tenha mais anos como este.

Uma canhota forte para todos

Ruben

PS: Aguardo sugestões na forma de comentários...

domingo, julho 17, 2005

Confirmações para dia 23

Até agora temos 8 confirmações.

Equipa Tubarão - Teresa
.................Raquel
,,,,,,,,,,,,,,,,,Rita
,,,,,,,,,,,,,,,,,Tiago Pulido

Equipa Noitibó - Sandra
.................Sara


Equipa Jaguar - Paulo
................Brilhante

E temos 3 pessoas por confirmar: Marujo, Angela Miguel e Andreia Rossana

Espero que a avaliação corra bem e boas férias.

Um grande beijo
Viviana

segunda-feira, julho 11, 2005

Reunião para a avalição do ano Escuta 04/05

Olá!

Bem, envio este mail para falar a nível de escutismo.

Mais um ano passou e não pode ficar indiferente, por isso a IIIª Secção irá fazer uma avaliação no 23 de Julho (sábado) e ainda não se sabe se se prolongará até domingo, dia 24.

Decorrerá na Sede e ainda não foram decididas horas, portanto, ficas só avisado da data para que depois não digas que já tinhas uma coisa combinada... =P

Serás informado depois do resto, que em principio estará no blog...
http://www.pioneiros37.blogspot.com/

Enfim...uma continuação de boas férias e até lá... Avisem quem puderem...

Ângela Miguel

P.S.: E-mail feito a favor de Ruben Mendes

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde a todos!

Por favor, vão dando confirmações para termos uma noção do que será necessário comprar para comer.

Canhota forte a todos!


Ruben N. Mendes

Texugo lateiro
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Sugestão:

Para ser mais fácil a confirmação e sondagem de quem vai ou que pode aparecer, deixem comentário aqui no blog com o vosso nome ou então liguem para mim (Tiago P.) para eu depois confirmar, sugiro que também, antes ou depois do jantar pudéssemos visualizar um filme, bastante interessante denominado, Butterfly Effect.

Sem mais a acrescentar :) uma óptima continuação de umas férias escolares, boa sorte no trabalho para aqueles que trabalham, bons estudos para os que vão à 2ª fase (:S) e até dia 23 (Sábado)!


Tiago Pulido

quarta-feira, junho 22, 2005

Azul para Recordar...

Agora que o ano terminou, e para mim que o meu tempo na secção chegou ao fim (por agora ... quem sabe se não voltarei mais tarde?) é tempo de pensar, de reflectir sobre todos os momentos passados com o grupo e com cada pioneiro individualmente! Neste momento não tenho muitas mais palavras... mas pensei em colocar aqui o último texto que escrevi em prol desta secção.
**************************************************************************
Uma vez disse – o azul é a minha cor favorita, no entanto nunca soube bem o porquê. Talvez por causa do céu, que está lá bem em cima, e que reserva um universo cheio de surpresas e enigmas; depois pensei no mar, e vi o quanto ele me transmitia calma, paz, serenidade, tranquilidade, pureza… Até que um dia, já passados alguns anos percebi que o que tinha ao pescoço não era simplesmente um lenço, era mais do que isso, era uma vontade de me encontrar naqueles elementos que o azul me fazia lembrar, e assim crescer.
Pois é, o pioneiro é alguém que vai crescendo não só por fora, mas também e mais importante, cresce por dentro de modo a tornar-se uma pessoa melhor, e que sinta uma imensa vontade de tornar o mundo um pouco melhor.
Este crescimento não é fácil, nem simples, é bem mais complexo do que muitos pensam, somos jovens, vivemos dos nossos momentos, temos as nossas crises e olhamos em frente à espera que o dia de amanha seja melhor que o de hoje. O pioneiro não cresce sozinho, a sua vivência em grupo permite partilhar experiências, emoções, perigos e grandes aventuras. Atingimos uma fase de maturidade em que somos chamados a evoluir, a ver o que nos rodeia com um olhar crítico.
Quero ser a Gota de Água que cresce dentro de mim para que eu me torne melhor, para que eu queira aprender mais, descobrir mais e futuramente também poder transmitir esta força e juntamente com outras gotas formar um rio, e depois um mar e juntos termos a pureza, a vitalidade e a vontade de agir em prol de nós e do outro.
Quero ser como os antigos Pioneiros, que com a ajuda da rosa-dos-ventos conseguiram ir mais além, descobrir novos mundos, novos caminhos, descobrir o rumo certo.
Quero ter como apoio o machado, que me ajuda nas construções, que desbrava caminhos, que derruba obstáculos, que ultrapassa as dificuldades.
Quer ser o azul do tal céu, do tal mar, quero viver, crescer e aprender, quero ser Homem!
**************************************************************************
Não sei o que pensaram quando leram pela primeira vez este texto, mas par mim foi algo escrito com muito sentimento, com muita verdade, com muito amor ao lenço.

Os anos que passaram foram muito gratificantes, uns melhores do que outros, muitas alegrias e tristezas vivi ... mas vou sentir muita saudade. No entanto novos rumos espram por mim, e eu há muito que os desejo.

Obrigado a todos e Boa Caça

Uma Canhota Amiga
Sandra Durães

segunda-feira, maio 02, 2005

Reunião de dia 30 de Abril por Ricardo Brilhante

No início da reunião estavam presentes quase todos os elementos do grupo pioneiro estando apenas ausentes os seguintes elementos:
Equipa Tubarão: Rita e Samuel
Equipa Noitibó: Joana e Hugo Nascimento
De salientar que os elementos Hugo e Rita apareceriam mais tarde.
Estamos a uma semana das promessas e como não podia deixar de ser este sábado foi muito atarefado para os aspirantes e noviços, apressados em fazer provas, e também para nós pioneiros com lenço a preparar a vigília de oração, e para mais com a inauguração da Igreja dos Pastorinhos no dia seguinte.
A reunião começou por volta das 15.30 com a avaliação da equipa de animação em relação ao acampamento realizado na semana passada. Em geral classificaram a actividade como positiva , sem no entanto deixar passar ao lado alguns aspectos menos positivos que serão certamente melhorados na próxima actividade. De seguida dividiu-se o grupo em três deixando de parte os noviços e aspirantes que foram fazer provas. Uns foram arrumar o material que se encontrava no salão, outros foram preparar a vigília de oração e por outro lado alguns foram representar o nosso grupo pioneiro num tecido azul.
Após a arrumação do material o número de pessoas a pensar na vigília de oração aumentou, no entanto estava complicado termos ideias em relação ao tema proposto. Ao grupo pioneiro coube representar a segunda lei do escuta: “O Escuta é leal”. Ao final de algum tempo de reflexão começaram a sair as primeiras palavras e por conseguinte os primeiros textos. Por volta das 19.00 algumas pessoas começaram a ir para casa por motivos de força maior, tendo a reunião acabado pouco depois e ainda com tanto por fazer.

Forte canhota e uma boa semana
Ricardo Brilhante

sábado, abril 30, 2005


Porque sempre disse e volto a dizer :) VOCES SÃO OS MAIORES :) mas são um pouco preguiçosos.... não é?! :P forte canhota para todos!

quinta-feira, abril 28, 2005

Acta do Acampamento de 23 a 25 de Abril

O fim-de-semana acabava de chegar e pela frente tínhamos um grande acampamento.
Às 8:00 da manhã de sábado, dia 23 de Abril, o grupo preparava-se para mais um empreendimento fora da sede, o Campo Escola da AEP, foi o local escolhido. Nesta actividade estiveram presentes:

Equipa Noitibó: Sandra, Ana Moreno, Ângela, Úrsula, Nascimento, Sara
Equipa Tubarão: Tatiana, Margarida, Raquel, Teresa
Equipa Jaguar: Tiago Nunes, Barbara, Viviana, Andreia, Ricardo, Paulo
A Equipa de Animação esteve toda presente
À actividade faltaram João Marujo e Joana Figueiredo da Noitibó; Tiago Pulido, Rita e Ângela da Tubarão; e a Daniela da equipa Jaguar.

Após as equipas terem o material pronto e as mochilas às costas, era altura de começar a nossa aventura pelos tempos antes e depois do 25 de Abril de 74 (tema escolhido para actividade). A Viagem até à Costa da Caparica fez-se por transportes públicos (comboio, metro, barco e a pé J), até que se fez bem, no entanto, se não fosse pelo peso das caixas de material a viagem teria sido melhor. Apesar de tudo foi bem animada principalmente no comboio para Belém, onde uns Ucranianos cantavam e até a Tânia deu uns passinhos de dança mais o senhor “Para bailar la Bamba…la Bamba…la Bamba” Bem divertido!
Chegando a campo e como já eram horas, o grupo almoçou e depois a equipa de animação mostrou aos Guias os campos que tinham para as equipas. Procedeu-se à divisão e começamos a trabalhar. Subitamente a chuva começa a cair com alguma intensidade; a Tubarão apressa-se a vestir impermeáveis, a Noitibó a colocar as malas dentro da tenda, pior foi mesmo a Jaguar que não tinha ainda a tenda montada. A tarde continuou calma. À noite, depois do jantar e da loiça lavada as equipas tiveram direito às suas primeiras pontuações. Cada bolinha tinha uma cor diferente que correspondia a pontos diferentes.
A temática ia sendo posta em prática de uma forma engraçada (para alguns) pela Equipa de Animação. Prova disso foi terem acordado as equipas às 6:30 dando uma tolerância de 5 minutos para estarmos juntos deles formados. O regime começava a ser autoritário e nada tolerante, qualquer tentativa de gozo, movimento ou palavra não autorizada, éramos reprimidos, levando-nos a castigos físicos e psicológicos (é o que dá ter o “Psicólogo” Tavares na Equipa de Animação). O dia 24 começou com a ginástica matinal, e logo após o pequeno-almoço deu-se início ao jogo. Em cada posto iria nos ser entregue cartas que falavam sobre o caminho de preparação que era necessário antes da “guerra”. O 1ºposto era a igreja mas no caminho e sem que a PIDE (Equipa de Animação) nos apanhasse teríamos de ir buscar outra carta a uma pastelaria. Acções de espionagem, camuflagem e muitos esconderijos foram postos à prova, a partir deste momento todos já estavam entusiasmados com a temática.
Após o almoço no Miradouro dos Capuchos, tivemos uma prova de resistência na praia, por entre as dunas. Tivemos de rastejar, dar cambalhotas, saltar a pés juntos e no final uma corrida, desta maneira eram testadas as nossas capacidades físicas antes de ir para a “guerra”.
A meio da tarde as equipas tiveram de fazer o caminho de regresso pela praia, à beira mar. Este foi (para mim e não só) um momento especial da actividade, todos falávamos, brincávamos, tirávamos fotos, reflectíamos, cantávamos, o que veio a reforçar o nosso espírito de grupo.
À noite realizou-se o fogo de conselho e de seguida uma reflexão sobre o tema “Liberdade”, e sobre o caso da Andreia que se tinha passado ao final da tarde. Por saber que errou, entregou o lenço voluntariamente. (no final da actividade foi-lhe devolvido por ela ter tido esta atitude)
Eram 7:40 da manhã, estávamos fartos de viver sobre um regime ditador, de viver sob a ameaça constante de represálias, era altura de lutar, o 25 de Abril acabava de chegar, e nós nobres revolucionários passámos à acção! O Tiago, o Paulo e Eu (Sandra) fomos até ao campo dos chefes derrubar o encosto dos bancos (que eles tanto gabavam) e o toldo. A revolução tinha sido preparada durante o jogo do dia anterior e durante o fogo de conselho. Depois às 8:00 o grupo deu a alvorada com o seu grito de revolução “Grândola Vila Morena”. Acabava assim o regime autoritário, excessivo, intrusivo, e que nos censurava a todo o momento. 25 de Abril era revolução, mas acima de tudo era o ganhar de uma liberdade jamais tida. A parte da manhã foi passada a desmontar e a limpar o campo, e a fazer trabalhos no campo da AEP. Após o almoço partimos para Alverca, desta vez sem as caixas do material que o Ruben e o Tavares levaram nos carros. Mais uma vez OBRIGADO. Durante a viagem fizemos a avaliação, todos estávamos contentes por tudo ter corrido bem e na maioria dos casos ter sido melhor do que as expectativas (como no meu).
Chegando à sede tivemos de colocar as tendas a apanhar ar e os chefes anunciaram as pontuações finais do acampamento de cada equipa e de grupo. A Jaguar por ter perdido as bolas dos pontos do 1º dia ficou sem os mesmos o que a colocou em 3ºlugar com 36 pontos, em segundo ficou a Tubarão com 54 pontos ( Parabéns Raparigas) e em 1º a Noitibó com 56 pontos. Se a Jaguar não tivesse tido aquele acidente com as bolas ficava em 2º juntamente com a Tubarão. A avaliação do grupo no geral foi positiva, de salientar a bolinha verde (5pontos) para o Espírito de Grupo.
Para o final ficou reservada uma pequena surpresa preparada pelo grupo, com base nas apresentações das equipas dos escoteiros da AEP.
317 ALVERCA, ALVERCA, ALVERCA.
Foi sensacional, de chorar de tanto rir.
Pois é pessoal e foi assim mais uma actividade, cheia de grandes momentos.
Para o próximo Sábado fica a avaliação dos chefes, e as novatas e as aspirantes não se esqueçam de fazer as provas, é só mais um esforço!!!

Beijões e uma Forte Canhota Amiga para todos
Sandra Durães

quarta-feira, abril 20, 2005

Acta de 16 de Abril de 05, por Margarida Pinto

No início da reunião estavam presentes 16 elementos do grupo pioneiro e apenas se ausentavam os seguintes:
Equipa Tubarão: Tiago, Rita, Samuel e Teresa.
Equipa Jaguar: Bárbara.
Equipa Noitibó: Joana e Úrsula.
E lá se passou, mais uma reunião onde tivemos o privilégio de despender da companhia da Andreia Migalha, pois já não a vimos a algum tempo.
A reunião teve início ás 15:30 com um assunto de maior importância: o acampamento e tudo aquilo que o antecede, isto é, tratarem do material necessário o que engloba: ver se está em condições de o usar, o que falta e transmiti-lo à equipa de animação. Enquanto uns reparavam o material, outros iam preparando a ementa e algumas noviças faziam provas. De seguida as equipas juntaram-se para definirem quais as construções que iriam realizar na actividade e isto incluía: pórtico, cozinha, mesa e bancos com costas. Como todos em todos os acampamentos há fogos – de conselho este não podia ser excepção, com base no tema: antes e depois do 25 de Abril, todas as equipas têm de formar um número cómico e outro sério. Seguidamente fomos para missa onde esteve presente o chefe Ruben, após a mesma noviças e aspirante faziam provas para alcançar a sua esperada promessa.

Um resto de uma boa semana.
Ana Margarida Pinto

sábado, abril 16, 2005

Acta de 9 de Abril de 2005, por João Marujo

Ordem de Trabalhos:
· Actividade a realizar no fim-de-semana de 23 a 25 de Abril de 05 (local; tema; transportes)
· Empreendimento anual do grupo pioneiro 37
· Ensaio para o coro da missa
· Falta de Bolos para o bar escutista
· Promessas

No início de mais uma reunião na cabana do grupo pioneiro 37 Alverca estavam presentes os seguintes elementos:

Noitibó: Marujo, Sandra, Ana Moreno, Ângela Silva, Sara Soares e Úrsula.
Tubarão: Pulido, Rita, Teresa, Margarida, Raquel, Ângela Miguel e Tatiana.
Jaguar: Tiago Nunes, Paulo, Viviana, Daniela e Bárbara.

Apenas não se encontravam presentes no início da reunião o elemento Hugo Nascimento da equipa Noitibó, Samuel da equipa Tubarão e Andreia Silva da equipa Jaguar.

Pois é, mais uma reunião se passou e desta vez uma reunião cheia de avisos e de chamadas de atenção umas mais graves que outras.
A reunião começou por volta das três começando por um assunto que cada vez se estava a arrastar mais, a actividade do fim-de-semana de 23 a 25 de Abril que, por motivos maiores, veio a sofrer grandes alterações. Tais motivos foram tomados devido ao preço elevado dos transportes já verificados na reunião anterior, sendo assim por decisão dos nossos chefes e equipa de animação e claro, com concordância por partes de todo o grupo, decidiu-se que o acampamento ia-se realizar no campo da AEP na Costa-da-Caparica, sendo deste modo o preço dos transportes bem mais acessíveis e o tema ainda estava por decidir se permanecia o escolhido pela equipa noitibó (apesar das grandes falhas na pesquisa do mesmo por parte da equipa). Seguidamente o chefe Ruben por motivos desconhecidos por parte de todo o grupo chamou a noviça Úrsula para perto da equipa de animação, tais motivos foram dados a conhecer à medida que a conversa se desenrolou, tendo sido estes sobre uma situação muito grave e, para conhecimento de todos, poderia dar a expulsão do elemento caso chegasse a reunião de direcção. Mas o assunto foi encarado com grande maturidade e é com os erros que se aprende e a situação foi ultrapassada. E o que é melhor para descontrair do que uma cantoria? Pois, como era de conhecimento este era o dia do grupo pioneiro 37 de Alverca ir animar e embelezar com as suas vozes, a eucaristia desse mesmo fim-de-semana, sendo assim lá teve de ser o ensaio para aquecer as vozinhas e dar um sorriso bem mais rasgado na missa a todas as pessoas. Após a chegada da missa, mais um assunto foi lançado e muito grave, pois a equipa que se tinha comprometido em trazer um bolo para o bar escutista não o fez, tendo sido a equipa noitibó e, após umas chamada extremamente séria de atenção a equipa de animação decidiu que esta equipa teria de trazer bolos todas as reuniões até ao final do ano escutista. Para terminar esta reunião, o chefe de unidade Rodrigo, avisou como estava a situação das promessas e que se a despreocupação dos guias “velhos” continuasse somente a Ana Moreno poderia fazer a promessa, por isso, elementos …. TOCA A TRABALHAR!
E assim se deu por terminada mais uma reunião, acabando por volta das 20:00 e com saída directa para o salão onde se iria realizar o grande jantar seguido de Bingo realizado pelos pais, em que tudo correu às mil maravilhas e desde já damos os parabéns à organização e a todos os papás envolvidos.

Uma canhota amiga João Marujo

terça-feira, abril 05, 2005

Vigilia de Oração

Porque uma pessoa de tão grande valor partiu e porque era um grande símbolo para nós e para a nossa vida de Cristãos aqui fica o nosso contributo e sentida homenagem a tal grande Homem que nos ensinou a viver e mais que nunca a morrer, por isso:

Quinta-Feira À NOITE (21H) VIGILIA DE ORAÇÃO EM MEMÓRIA DO SANTO PADRE JOÃO PAULO II NA NOVA IGREJA TEREMOS QUE IR TODOS SEM EXCEPÇÕES E FARDADOS COMO DEVE DE SER E COM A "BRAÇADEIRA" NEGRA!!! PASSEM A PALAVRA É MUITO IMPORTANTE!!!

* CNE DECRETA LUTO DE 30 DIAS E NESSES 30 DIAS SEMPRE QUE NOS FARDARMOS TEREMOS QUE UTILIZAR UMA BRAÇADEIRA NEGRA DE TECIDO
A Amizade

Para mim, o valor mais importante do escutismo é, sem dúvida, a amizade, pois é graças a ela que existe esta união única entre nós. Portanto, a vós escuteiros, dedico-vos com toda a minha amizade, este texto que trata disso mesmo:

A amizade está para o ser humano como a flor está para o jardim.Não nos podemos separar da qualidade em servir, amar e estar diante dos nossos amigos;para que os nossos sentidos, a nossa sabedoria e o nosso amor estejam presentes em todos os nossos actose em todas as nossas relações.Os amigos trazem-nos o conforto e a segurança para podermos sorrir, amar e cantar as alegrias da vida.Somos todos iguais, quando estamos entrelaçados com estes companheiros e, assim, devemos valorizar e crescer juntos para que uma condição de vida seja, a cada dia, fortalecida e agraciada pela sabedoria e pela grandiosa amizade.Somos gratos, quando um amigo mostra um caminho tão difícil de ser descoberto.Somos gratos, quando descobrimos que o nosso amor existe, está disponível a nós e a todos a quem dele necessita com tanto interesse.São os amigos que nos dão a mão nas horas difíceis, e são a eles que podemos prestar a nossa ajuda, o nosso amor e companheirismo.Então, vamos valorizar, enriquecer e saborear esta grande condição da vida que é simplesmente ser amigo e companheiro.

Espero que gostem e que pensem nisto!

Rita

domingo, abril 03, 2005

Acta do dia 2 de Abril de 2005 - Por Raquel Soares

2 de Abril de 2005

No início da reunião estavam presentes 12 elementos do grupo pioneiro 37 e ausentes:
Equipa tubarão: Tatiana, Samuel, Rita
Equipa Jaguar: Viviana, Tiago, Daniela, Andreia
Equipa Noitibó: Sandra, Hugo, Joana, Ângela
Equipa de animação: Tavares

Depois de uma pequena paragem para as férias da páscoa, a 1ª reunião do mês de Abril começou oficialmente às 17:00 h, isto porque, das 15:00 h às 16:00 h estivemos a pôr a conversa em dia das férias, e das 16:00 h às 17:00 h, fizemos uma pequena limpeza ao salão, desde o varrer do chão, à limpeza de umas placas que seriam colocadas no último piso da sede. Finalmente às 17:00 h, o Rodrigo e a Tânia deram-nos permissão para ir lanchar e (re)planear as actividades, o tema, o local, etc... , isto tudo porque, na semana passada as propostas tinham sido muito pouco convincentes. Às 17:15 a equipa jaguar apresentou aquilo que pesquisou sobre os transportes, mas estava incompleto. Seguiu-se a equipa tubarão que confirmou o local do acampamento – Aveiro- . Por último a equipa noitibó, que tinha ficado encarregue do tema, não chegou a nenhuma conclusão. Por isso, no final da missa e após chegada à conclusão que quase nada fizemos à excepção do local, os guias numa curta conversa planearam a distribuição de tarefas pelas equipas:
Equipa Tubarão: alimentação e campo
Equipa Jaguar: transportes e dinheiro
Equipa Noitibó: tema da actividade
Todas as Equipas: Material
A reunião acabou por volta das 19:30, e na equipa Jaguar faltava a Barbara que se ausentou depois da missa.

Frase da semana: “A duração de um minuto depende do lado da porta da casa de banho em que te encontras”
Sem mais nada a acrescentar..... até para a semana!

terça-feira, março 22, 2005

Acta do dia 19 de Março de 2005 por Sara Soares

Acta de 19/03/2005 por Sara

A reunião começou por volta das 3horas da tarde, faltando:

Equipa Noitibó: João Marujo, Sandra, Hugo nascimento, Joana, Ângela, e depois a Ana Moreno acabou por se ir embora às 5 horas.

Equipa Tubarão: Rita, Samuel, e depois a Tatiana foi-se embora às 6 horas.

Equipa Jaguar: Tiago, Andreia, Bárbara, Daniela, e também a Viviana acabou por ir embora às 6 horas.

Os pioneiros começaram por ir ajudar o chefe David a tirar o material da sua carrinha para o salão; enquanto uns faziam isto,os outros restantes pioneiros (quem quisesse), ficaram a fazer provas.
Depois cada equipa tinha que planear todas as actividades, local, tema... para realizar um acampamento nos dias 23,24 e 25 de Abril.
A seguir de tudo planeado os pioneiros foram comer e só depois apresentaram as propostas.
No decorrer das apresentações dos planos do acampamento, a equipa de animação só criticava, e o resultado foi que as equipas não superaram a tarefa proposta, ou seja, o que foi apresentado não satisfez a equipa de animação, por isso, quando começar os escuteiros (2 de Abril), as equipa têm que apresentar um novo tema, o qual englobe todas as actividades que possamos fazer.
Cada equipa tem trabalho a fazer. A equipa Noitibó apresentou a Matagosa* para o local onde poderíamos acampar, por isso mesmo, temos que saber mais sobre o local e as suas condições, etc.
* A Matagosa é a opção alternativa, caso não possamos ir para Aveiro.
A equipa tubarão ficou de pesquisar todas as condições, etc. para ir acampar para Aveiro.
A equipa Jaguar tem que escolher qual o meio de transporte mais adequado para nos dirigir-mos ao local de acampamento.

P.S.: Só haverá ensaios do coro no dia 8 de Abril ( 6ª feira as 21.30h)

Boa Páscoa!!

segunda-feira, março 14, 2005

Sábado dia 12 de Março de 2005 (Acta por Ana Moreno)

Acta da Reunião por Ana Moreno

Sábado, 12 de Março de 2005

Mais uma reunião se passou e desta vez começámos ás 15horas e 30minutos com dezasseis elementos do grupo pioneiro 37.
Na equipa Noitibó estavam presentes no início da reunião: João Marujo, Sandra Durães, Ângela Silva, Ana Moreno e Hugo Nascimento; na equipa Jaguar: Tiago Nunes, Paulo César, Viviana Loureiro, Daniela Santos, Ricardo Brilhante e Bárbara Pais e na equipa Tubarão: Tiago Pulido, Tatiana Loureiro, Ana Margarida, Ângela Miguel e Teresa.
Começámos por fazer a avaliação da actividade de Núcleo, realizada no fim-de-semana de 5 e 6 de Março, onde cada elemento se manifestou mostrando as suas opiniões sobre a actividade. Esta avaliação terminou por volta das 16horas e 40minutos, hora em que Nuno Tavares dividiu o grupo pioneiro em três partes, isto é, os guias mais antigos, neste caso Tiago Pulido, João Marujo e Sandra Durães iriam dar as provas de adesão ao movimento às noviças e aspirantes, o outro grupo iriam ser as noviças e aspirantes que iriam receber a formação das provas e por último o terceiro grupo, constituído pelos restantes elementos iria fazer limpeza de uma parte da sede.
Por volta das 17horas e 15minutos, deu-se início ao último ensaio antes da nossa actuação na missa, ensaio este que terminou por volta das 17horas e 45minutos, hora em que o grupo pioneiro se dirigiu para a Igreja S. Pedro de Alverca, onde brilharam mais uma vez na animação da missa a cantar.
No regresso da missa foram novamente anotadas as presenças, as mesmas continuavam iguais à excepção da falta do Hugo Nascimento da equipa Noitibó e presenças de Úrsula da equipa Noitibó e Ana Rita Nunes da equipa Tubarão.
Seguidamente foram nos entregues por Nuno Tavares os convites para a grande noite de convívio de família escutista.
No final da reunião os três guias do grupo pioneiro escolheram um elemento da sua equipa para que esse pudesse ajudar na finalização da tarefa de limpeza de uma parte da nossa sede.
E foi assim que se passou mais uma reunião do grupo pioneiro 37.

Uma boa semana para todos.

Muitos beijinhos.

quarta-feira, março 09, 2005

Acta do Dia de B.P. em Aveiras - Por Ângela Miguel

5 de Março de 2005

Ø 13h30- Suposta chegada de todos à sede.
Ø 14h40- Fomos para Aveiras de Cima.
Ø 15h20- Chegámos a Aveiras de Cima. Iríamos dormir numa escola do ciclo...Tirámos as nossas coisas dos carros e depois fomos pô-las na nossa sala.
Ø 16h00- Depois fomos para o “pátio” à espera de informações sobre o raid, porque os guias tinham ido a uma reunião sobre isso...
Ø 16h20- Quando eles chegaram, disseram-nos que havia 8 caminhos diferentes: 4 deles mesmo diferentes, e os outros 4 eram o inverso dos anteriores...eram o +1, +2, +3, +4, -1, -2, -3 e -4. À minha equipa tinha calhado o percurso +4, à Noitibó -1 e à Jaguar acho que foi o +2...totalmente diferentes...Disseram-nos também que a Tubarão iria partir às 16h36...Faltava pouco...
Ø 16h36- Fomos ter com o chefe que nos indicaria o próximo posto.
Ø 16h41- Começámos o raid.
Ø 17h15- Pensávamos que estávamos perdidos. A estrada por onde íamos não coincidia com a da Carta... a Teresa já estava a entrar em stress...e o resto estava quase no mesmo estado...
Ø .... h...- Ficamos muito mas mesmo muito mais aliviados quando chegámos a uma rotunda e vimos o carro do Rodrigo...Tínhamos chegado, finalmente, ao 1ºposto =). Fizemos o “jogo” da fisga com as meias, que tínhamos de as lançar para um determinado espaço no chão, e cada uma valia 20 pontos...
Ø .... h...- Tínhamos chegado ao 2ºposto, era no Vale do Paraíso. Nesse posto, que ficava numa paragem de autocarro, 3 elementos da equipa tinham de passar 20 azeitonas de um recipiente para o outro, com uns pauzinhos de chinês, no máximo durante 3 min. E cada azeitona valia 5 pontos, ou seja, 100 pontos por pessoa. Primeiro foi a Teresa e fê-lo com uma velocidade impressionante! Em menos de 1 min já as tinha passado todas. Depois fui eu e foi a desgraça total, não me entendia com aquilo...passei todas, mas com 2min =P. E depois a Raquel que também fez aquilo com uma grande facilidade.
Ø .... h...- Chegámos ao 3ºposto!! Era em Aveiras de Baixo. Neste posto, tínhamos de fazer um jogo de lógica e nós tínhamos de o preencher segundo a ordem lógica...
Ø 19h40- Acho que esta foi a parte do raid mais “secante” e interminável. Começou logo por nos aparecer à frente uma rampa enorme, basicamente na vertical, que tínhamos de subir =/...ficámos logo todos desmoralizados...mas pronto...depois de subirmos essa rampa, um bocado mais à frente, a Teresa ia tão longe que nem ouvia nós a gritarmos por ela...
Depois chegámos ao 4º posto. Estava lá imensa gente...acho que 5 equipas (entre elas a Jaguar) e depois ainda tinha chegado mais uma. O posto era em frente a uma igreja e a actividade era uma coisa relacionada com o ciclo da água. Neste posto tivemos 20 min praticamente parados mas, foi neste posto que a grande maioria jantou...saímos às 20h00...
Ø .... h...- Depois, chegámos ao 5º posto onde tínhamos de separar o lixo para a reciclagem...
Ø .... h...- Quando estávamos quase a terminar o raid, quando estávamos quase a chegar à escola, Miró pergunta a um senhor, se estávamos a ir na direcção certa para a escola C+S, e o senhor diz-nos que não, que era para ir de onde nós tínhamos vindo...E pronto, lá voltámos nós para trás. Já tínhamos andado uns 300 ou 400 metros, que, o tal senhor nos diz “ah, afinal estavam a ir bem, é para aquele lado...”, ficamos todos com um stress! E lá voltámos nós atrás...outra vez...Mas, quando vimos a escola...foi um grande alívio... Eu e a Teresa fomos a correr a descer uma pequena rampa e entrámos na escola a correr...CHEGÁMOS ÀS 20H57! 30 Segundos depois de uma outra equipa. FOMOS OS 2ºs A CHEGAR!!! =D
Ø 20h57- Entrámos lá dentro e estava o Chefe a preencher o papelinho da outra equipa...Mesmo depois de eu e a Teresa entrarmos, tinha chegado o Ruben. Entretanto, outro chefe, dirigiu-se a nós e disse-nos que iríamos de ter de pintar e desenhar umas coisas, e perguntou se queríamos tomar banho antes ou depois disso, e nós decidimos que iríamos tomar banho antes...e lá fomos para os balneários, onde tomámos banho...
Depois de o tomarmos, quando estávamos a voltar para a escola, eu pedi ao Ruben para depois me dar o papelinho com as horas de cada posto (e ainda mas está para mo dar)...e depois fomos comer um caldinho verde, que por acaso até soube bem...e só depois fomos pintar. A Teresa ficou a desenhar uma parede de Macau, e eu um elefante...Toda a gente parava para ver o desenho da Teresa...porque, estava mesmo bonito...
Entretanto tinha chegado a Equipa Jaguar que também já estava a desenhar...mas o preocupante era a Noitibó...ainda não tinha chegado e já eram 23h00...
Mais ou menos por esta altura, ainda estávamos nós a desenhar, o Miró veio ter connosco e disse: “Acho que vamos ser desclassificados. Não fomos ao 1º posto, por isso é que a estrada nos estava a dar mal no mapa, não era aquela. O posto do Rodrigo era suposto ser o nosso 2ºposto, fomos lá parar por acaso” e, vocês já conhecem a Teresa...mal ela ouviu isto ia-lhe dando um troço qualquer...e começou logo a dizer que ia lá falar com os chefes... (mas o Miró não deixou)...mas não foi só ela que ficou assim...acho que ninguém da equipa tinha “engolido” bem essa história...
(A esta altura já se estavam a vender térérés e anilhas...mas acho que não tiveram muito sucesso...)
Ø 00h00- Tinha chegado a Noitibó! Estavam todos exaustos...tinham estado duas horas à volta em Aveiras de Cima à procura do posto da reciclagem...mesmo mau...
Ø 02h10- Começámos a prepararmo-nos para dormir, apesar de só nos termos deitado mesmo por volta das 02h40...Na nossa sala, estava mais um agrupamento: dois rapazes e uma rapariga.
Ø 07h00 – Acordaram-nos...e ainda por cima estava um gelo!!! O Tavares levantou-se logo e disse “estou de mau humor, hoje acordei chateado...”, e meteu-se outra vez no saco-cama.
Enquanto isso o Ruben não saia do saco-cama nem por nada então, sentou-se, e ficou assim a dormir. Então, a Tânia levantou-se e foi fazer um moche ao Tavares, depois foi o Rodrigo e depois o Ruben levantou-se, ainda dentro do saco-cama, e foi juntar-se a eles...=)...Tavares levantou-se e disse que já estava melhor...
Ø 07h30- Fomos tomar o pequeno-almoço (foi pão com manteiga e leite) e depois de falarmos um bocado, fomos formar para irmos assistir à abertura da actividade no pavilhão de Aveiras de Cima...
Ø 08h20- Estávamos nós já à frente do pavilhão, formados no passeio, à espera dos Lobitos e dos Exploradores.
Ø 09h00- Estamos a entrar para o pavilhão (sim, viram bem as horas, estivemos 40 minutos à espera) para assistir então à abertura...E ficámos sentado assim, no chão e assistimos a uma peça de teatro onde nós tínhamos uma fitinha azul e tínhamos e abanar, fazendo de mar, enquanto uma caravela passava pelo corredor do meio. Quando chegou ao palco, (que estava com índios), puseram lá um padrão dos Descobrimentos, como quem diz: “Esta terra é nossa” ...Estava giro...
Ø 09h45- Depois, saímos do pavilhão, fomos formar novamente para o tal passeio, e o Chefe disse-nos que iríamos fazer um jogo de cidade em equipa. Teríamos de passar pelos pontos mais importantes de Aveiras de Cima, e ai, dar-nos-iam um “objecto” que os simbolizava e, depois de fazer isto, tínhamos de ir para a escola. Escusado será dizer que a ideia não agradou muito porque estávamos todos partidos do raid do dia anterior; mas pronto, lá fomos nós, os de Alverca, aos tais sítios.
Ø Mercado – frasco de comida de bebé
Ø Bombeiros – garrafa de água
Ø Farmácia Nova – caixa de medicamentos
Ø Centro escutista – rolo de papel higiénico com
uma flor-de-lis
Ø Igreja – uma estrutura com cilindros
Ø Cemitério – cone em papel
Ø Bombas de gasolina – porta isqueiros
Ø Millenium BCP – copo de plástico
Ø Junta – garrafa de água com o símbolo de Aveiras
Ø Centro de saúde – Pacote de Mimosa Fibras =)
Ø GNR – uma pedra da calçada
Ø Correios – lata de Coca-Cola
Ø Adega Solvac– uns cartuchos
Acabado de ir a estes sítios, fomos para a escola e, quando lá chegámos, mandaram-nos fazer uma maquete, de uma cidade qualquer, mas com os objectos que nos tinham dado. Ficaram giras... Acabámos de as fazer às 11h45.
Ø 13h30- Desde a hora que acabamos a maquete até esta, que ficámos sentados num muro, basicamente a ouvir o Marujo tocar (aquele tambor) e outra coisa comprida feita de pau, e o Miró a acompanhar com a viola...mesmo bacano...
Depois, às 13h30, fomos almoçar caldo verde (outra vez), jardineira e arroz doce...
Ø 14h30- Foram avaliar as maquetes. A da Noitibó estava original, pois tinham posto o centro de saúde, a farmácia e a junta, tudo no mesmo edifício, no centro da cidade, e o resto, à volta (e o centro escutista estava na igreja)...e tiveram 5 pontos, numa escala de 0 a 6. A nossa teve 4 pontos e a Jaguar teve 3 pontos....
Foi nesta altura que a maioria se foi embora, só fiquei eu, a Raquel, a Margarida, o Brilhante, a Andreia, a Ana e a Sandra...
Ø 15h30- Depois, mandaram-nos formar, à frente das maquetes, e o Chefe começou a dizer que iria entregar os diplomas das classificações...fiquei logo de coração à boca... Começou a entregar desde o 25ºlugar... a Noitibó ficou em 18ºlugar, a Jaguar no 11ºlugar e, quando ia para dizer o 3º, 2º e 1º lugares, disse que só entregava no final da missa...fiquei despedaçada, porque das 4 uma: ou tínhamos ficado no 3ºlugar, ou no 2º, ou no 1º ou tínhamos sido desclassificados...Que drama...
Ø 15h50- Saímos da escola para irmos para o pavilhão.
Ø 16h10- Começou a missa. Nesta missa, estava ao lado do palco, o mapa que nós tínhamos feito com os nossos desenhos, na véspera. O que correu mal foi: o coro (eu acho) e o facto do tal padrão (que tinham usado na cerimónia de abertura) ter caído a meio da missa.
Depois da missa acabar, iam então, distribuir os prémios dos 3 primeiros lugares...primeiro foram os dos lobitos, depois dos exploradores e depois, o grande momento...Disseram o 3º prémio: Aveiras de Cima... 2ºprémio: Carregado...Era agora, ou o “pódio” ou a desclassificação...... 1ºlugar: Tubarão de Alverca!!!! Éramos poucos mas fizemos a festa!!!! Foi a Raquel que lá foi buscar o prémio...era (e é) uma Dezena com os símbolos dos pioneiros (gota de água, rosa-dos-ventos e a machada)... =D
Ø 18h10- Saímos da missa e fomos para a frente da junta à espera do autocarro que nos levaria de volta para Alverca...Estava um frio de rachar...
Ø 18h45- Entrámos para o autocarro, e fomos a ver o filme do Shrek 2...
Ø 20h00- Chegámos a Alverca =)...



Ângela Miguel

sexta-feira, fevereiro 25, 2005

Acta da reunião do dia 19/02/2005 (Por Bárbara Pais)


Sumário:
- Actas
- Bolos
- Seguro
- Autorização e dinheiro
- Meias
- Pacotes de leite
- Apresentação das comissões técnicas do empreendimento

A reunião começou às três horas. Faltaram: Marujo, Joana, Nascimento e Ângela Silva da equipa Noitibó (a Úrsula chegou atrasada), Raquel, Rita e Samuel da equipa Tubarão e Daniela e Brilhante da equipa Jaguar (e Ruben da equipa de animação, que depois apareceu e nos acompanhou na missa).
A primeira coisa que decidimos foi quem iria fazer as actas em atraso.
Depois foi-nos anunciado que teremos que começar também a contribuir com o Bar Escuta. Seguindo uma escala, temos que nos organizar e trazer dois bolos nos dias previstos. Seguiu-se uma pequena reunião de guias e subguias, enquanto as comissões se prepararam para a apresentação.
A primeira comissão técnica a apresentar foi a do Painel de empreendimento, seguida da de Estudo de mercado, Arrumação de material na sede, Angariação de fundos e por fim Transporte de material. Aspectos a melhorar: o painel terá de ser melhor organizado; o estudo de mercado terá que tentar encontrar algo mais acessível; a angariação terá que organizar um relatório com tudo o que quer fazer até ao fim da época.
Não esquecer : na próxima reunião é para todos trazerem meias velhas, um pacote de leite (vazio), autorizações e dinheiro para o dia de B.P. ( 6 euros). Mais importante ainda: pessoal que ainda não pagou as cotas tem que o fazer até sábado (30 euros)!
Agora, a grande mensagem do dia:
Três etapas para atingir a felicidade (por Nuno Tavares, com uma “mãozinha” do Ruben, numa quarta etapa...):
1º Dar amor
2º Ser optimista
3º Ter muita FÉ em Deus e em TI
e 4º Um Homem persegue uma mulher até ELA o apanhar...

E assim vos digo: Sejam FELIZES!!!

terça-feira, fevereiro 15, 2005

Acta do dia 12 de Feveiro (Por Maria Teresa)


Sábado, Fevereiro 12, 2005

No dia 12 de Fevereiro de 2005, a reunião escutista começou às 15h e 30m. Na equipa Tubarão estavam presentes: o Tiago (Miró); a Rita; a Tatiana; a Teresa; a Raquel e a Ângela, faltando a Margarida e o Samuel. Na equipa Noitibó estavam presentes: o Marujo; a Sandra; a Sara; a Ana Moreno; a Úrsula e o Nascimento, faltando a Joana. Na equipa Jaguar estavam presentes: O Tiago; o Paulo; a Daniela; a Viviana; a Andreia e o Ricardo Brilhante, faltando a Bárbara.
Durante a reunião realizamos um ensaio musical, este tinha como objectivo adestrar a secção dos pioneiros para a missa dessa mesma tarde, visto que iriam ser o coro da missa.
Por volta das 17:15h, todos os escuteiros se deslocaram para a igreja, com o propósito de assistir à missa e de animá-la (cantando). Ao chegarmos à igreja, os pioneiros ensaiaram cada música que iriam cantar nessa fim de tarde, e foram distribuídas folhas com os cânticos por todos os ouvintes. Às 18h iniciou-se a missa, onde os pioneiros tiveram uma boa prestação, pois esta foi muito alegre, onde todos nós podemos transmitir a todos os participantes um pouco de vida, através da música.Às 19h deu-se por terminada a missa, e todo o agrupamento regressou à sede. No nosso abrigo, os chefes felicitaram-nos pelo sucedido e distribuíram as autorizações para o dia de BP, que se irá realizar nos dias 5 e 6 de Março, deste mesmo ano.

quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Acta da Actividade de 4, 5, 6, 7 de Fevereiro de 2005 (por Paulo César)

4, 5, 6, 7 de Fevereiro de 2005 (RAID)

Jaguar
Tiago Nunes
Paulo César
Bárbara Pais
Daniela
Viviana Loureiro
Andreia Silva
Ricardo Brilhante

Tubarão
Tiago Pulido
Rita
Angela
Margarida Pinto
Tatiana Loureiro
Raquel Soares

Notibó
João Marujo
Sara Soares
Sandra Durães
Ângela Tatiana
Ana Moreno
Ursula

Caminheiros
João Teixeira
Gonçalo
Brilhante

Equipa de Animação
Ruben Mendes
Rodrigo
Nuno Tavares
Tânia
Ana Marujo



No dia 4 de Fevereiro, ás 21 horas, lá estávamos nós e os nossos irmãos caminheiros, prontos para um raid cheio de emoção, suor e sangue.
Três equipas (Jaguar, Notibó e Tubarão) prontas para o possível e o impossível, com um principal objectivo de todos chegarem ao fim.
Partimos da casa do nosso antigo Chefe Piedade e apesar dos avisos da equipa de animação, ninguém imaginava o que nos reservava os brutais 40 km. Frio, bolhas, dor, estômago vazio... durante horas e horas. Foi então que os nossos adorados Chefinhos demonstraram o seu amor por nós, dando-nos pão com manteiga e leite quentinho (Obrigado!!!).
Já de barriga cheia só pensávamos no almoço e em dormir, foram estas os alicerces das nossas força interiores e nas quais nós nos apoiámos. Por isso, queremos agradecer à Ana Moreno, à Tatiana Loureiro (apesar de não terem conseguido terminar o raid, continuaram a pensar nosso bem estar!!!) e à Tânia, por nos terem preparado o almoço.
No Sábado à noite – depois de uma grande soneca – fizemos um “míni-fogo de conselho” e uma noite de reflexão. Como se podem imaginar foi uma noite animada, mas toda alegria, que pairava no ar e nas nossas almas, foi varrida com a triste notícia de que o Chefe Ruben nos irá deixar (Desejamos-te muitas felicidades Ruben – grupo 37).
No dia seguinte, já com o pequeno almoço tomado, fomos melhorar os nossos cantos, dando-lhes um aspecto mais acolhedor. Foi um dia inteiramente dedicado ao trabalho, mas, mesmo assim, nem todas as equipas conseguiram, na totalidade, alcançar os seus objectivos.
Como não há nenhuma actividade escutista que termine sem uma avaliação, esta também não foi excepção. Cada Pioneiro disse o que achou actividade e alguns até surpreenderam a equipa de animação. Foram horas de sentimentos trocados, de desavenças, de novas amizades ou aprofundamento, de confiança, etc.
Segunda feira, arrumamos a sede, acabando a maravilhosa actividade e fomos ter com as nossas famílias. É, também, sabido que se esta actividade correu assim tão bem devesse a uma Maravilhosa escuteira: Ana Marujo.
Foi, sem sombras de dúvidas, uma actividade que criou fortes laços de amizade entre nós!!!


Paulo César

quarta-feira, fevereiro 02, 2005


Espero que se lembrem deste dia pois foi quase a 1 anito qnd muitos de voces fizeram a vossa promessa e qnd nós perante aqueles santos e os nossos irmãos dissémos "Sim aceitamos" perante a pergunta do nosso chefe...

o pessoal bonito do nosso grupo e a minha mão :P ehehehehe

Acta da Reunião do dia 29 - 01 - 05

No dia 29 de janeiro de 2005, a reunião escutista começou as 15h30m. Na equipa jaguar estavam presentes, o Tiago, o Paulo, a Daniela, a Viviana, a Bárbara e o Brilhante, faltando a Andreia. Na equipa noitibó estavam presentes, o Marujo, a Sandra, a Angela, a Ana Isabel, a Joana, a Ursula e a Sara. Na equipa tubarão estavam presentes, o Tiago (Miró), a Rita, a Tatiana, a Margarida, o Samuel, a Teresa e a Angela, faltando a Raquel.
Durante a reunião foi discutido qual o material necessário para se poder realizar a actividade, que iríamos ter para a próxima semana.
Também foi discutido, por todos, que a roupa para o raide seria a farda de campo, que, por parte, do chefe Ruben, ficou bem claro «Se a farda de campo não for suficiente farda de campo, vai tudo com farda de cidade».
Primeiro, ficou decidido, que o almoço e o jantar da próxima actividade seriam respectivamente esparguete á bolonhesa e filetes de pescada panados, mas tínhamos um pequeno problema, é que a Rita é vegetariana. Então, enquanto o Tiago, o Miró e o Paulo estavam a dar uma pequena aula de orientação, o Marujo, a Sandra, a Rita e o Brilhante decidam quais as refeições para a próxima actividade. Depois de ter ficado bem claro a orientação, para as pessoas que não sabiam, o grupo Pioneiros foi ouvir uma palestra sobre a toxicodependência, dita por um padre na Igreja de Alverca. Foi a maior seca que já apanhei na minha vida, é que depois ainda tivemos 1h de missa. Foi mesmo saturante.
Ás 19h15m estávamos de regresso à sede. Ainda foi dito que sexta-feira, dia 4/02/05 ás 21h na sede.

Daniela Santos

terça-feira, fevereiro 01, 2005

Uma actividade (ALELUIA)

e finalmente uma actividade de pioneiros a chegar :) aleluia, melhor são duas em uma, um raid muito grande... (pelo menos espera-se que sim) e um acantonamento para podermos melhorar o canto da nossa equipa... espero que todas as equipas já tenham tudo preparado para a actividade...
boa caça para todos
ah e preparem-se que alguém vai ter que fazer a acta da actividade!!!

terça-feira, janeiro 25, 2005

Acta do dia 22 de Janeiro

Reunião de 22.01.05


Estiveram ausentes os elementos:
Noitibó (1) – Sandra
Jaguar (1) – Daniela


Assunto a tratar: Comissões técnicas do empreendimento anual e actividade de Carnaval

A reunião começou tarde, atrasada pelo ensaio do coro composto pelos pioneiros. Fui mandada fazer a acta pela segunda semana consecutiva por castigo, por não a ter publicado antes do fim do prazo, o que me faz crer que vou fazer uma terceira vez porque esta também vai atrasada.
As comissões técnicas foram o que primeiro se discutiu, quais se iam formar e por quem, ficaram então organizadas desta forma:
- C.T. do Painel de Empreendimento -Teresa, Ana Moreno, Tatiana
- C.T. de Angariação de Fundos - Raquel, Joana, Úrsula, Rita, Bárbara
- C.T. de Prospecção de Mercado - Ângela, Andreia, Paulo, Sara
- C.T. de Arrumação de Material na Sede - Ricardo, Margarida, Ângela Miguel
- C.T. de Transporte de Material – Hugo, Samuel, Sandra
Para guia de empreendimento foi elegida pelos chefes a Viviana.

Mais tarde, depois da equipa de animação reunir com os guias e sub-guias, por volta da hora em que estava a decorrer a missa, que não fomos, falámos da actividade de Carnaval a acontecer nos dias 4,5 e 6 de Fev., os chefes apenas nos revelaram pormenores do que planearam para nos deixar curiosos. Cada equipa numerou tarefas e projectou o que fazer com o tempo que lhes vai ser dado para melhor o seu canto. Partilharam-se conselhos aos quais as novatas deram especial atenção e deu-se a reunião por terminada.


Andreia Silva, Jaguar

sexta-feira, janeiro 21, 2005

Informações necessárias para sábado

Hello Pessoal,

Uma grande actividade se avizinha... ;)

Não se esqueçam que combinámos às 14:00 de sábado por causa do "CORO"

Para se irem preparando, e me relembrarem quando atacar o Alzeihmer, esta é a ordem de trabalhos para este sábado:

(Não necessariamente por esta ordem)

- Provas noviças e aspirantes
- Trabalhos a realizar na sede/canto durante a actividade
- Aguentar seca do chefe sobre vestuário e comportamento em raide
- Comissões Técnicas de Empreendimento (escolher ;))
- Ementa para a actividade
- Peças para a actividade
- Inauguração da Igreja do Sobralinho (Domingo às 13:00)
- Conselho de Guias e Subguias de Núcleo
- Quotas
- Diversos, ie, tudo o que não me consigo lembrar agora.

Canhota forte para todos,

Texugo lateiro
AKA Chefe mais lindo e maravilhoso do Universo Todo e Qui Ça da Europa

domingo, janeiro 16, 2005

Acta de 15 - 01 - 2005 , por Andreia Silva (um pouco atrasada :P )

Estiveram ausentes os elementos:

Noitibó (4) – Ursula, Nascimento, Joana, Ana Moreno
Tubarão(1) – Samuel
Equipa de animação – Rodrigo e Tânia

Assunto a tratar: Empreendimento anual com base no tema “O Mundo na tua sede”

Depois de um curto convívio embebido em boa disposição, hora de calar e ouvir o chefe, que surpreendentemente não tinha muito a dizer, apesar da vontade de falar!
No salão cada equipa apresentou o seu projecto:
A Tubarão esmerou-se (mas não convenceu, aliás como nenhuma), o plano consistia numa renovação dos utensílios e material do agrupamento e, pensando já a longo prazo, numa viagem “de sonho” a Kandersteg (Suíça), que com certeza ia saber a pouco!
A Jaguar com uma apresentação simples propôs a aquisição de material de Paintball, e por fim a Noitibó “falou” de uma reforma da carpintaria e do material adjacente.
Depois de muita discussão e com alguns enganos de cálculo pelo meio, as votações acabaram assim:
(os chefes não votaram)

1- Renovação do material do agrupamento : 6 votos
2- Reforma da carpintaria : 0 votos
3- Paintball : 1 voto
4- Bicicletas de 2 lugares : 9 votos
5- Canoas : 2 votos

Desempate entre a opção 1 e 4:
1 - 6 votos
4 - 12 votos


O objectivo, então, dos pioneiros para este ano escuta é, com dedicação e trabalho conseguir para o agrupamento 15 bicicletas de 2 lugares mais equipamento necessário a uma pratica segura (+/- no valor de 2.500€).
Depois da missa o Ruben abordou assuntos diversos em particular a actividade de guias e sub-guias e a inauguração da Igreja do Sobralinho, ambos a acontecer no próximo domingo.

“Boa semana” e destroçar!


Andreia Silva, Jaguar

sexta-feira, janeiro 14, 2005

Acta de dia 8 de Janeiro de 2005 (Por Ângela Silva)

E pronto… lá se passou o 1º sábado escuta do ano 2005! A reunião teve início às 15h (supostamente…!) e as 15:30h foram marcadas as faltas, Na Equipa Noitibó faltavam o João Marujo, a Ângela Silva, a Sara Soares e a Úrsula; já na Equipa Tubarão faltavam a Maria Teresa e a Raquel Soares.
Após um ligeiro raspanete aos atrasados, os chefes deram algumas informações sobre o Livro de Ouro de Grupo, onde vai estar quem postou no blog, e o que postou. De seguida avisaram os guias e sub-guias de que por volta das 16:05h se iria realizar uma reunião para os mesmos falarem sobre o Empreendimento, as provas dos noviços/aspirantes e de um acampamento que se irá realizar nos dias 23,24 e 25 de Abril, ainda com tudo por definir. De seguida deram-nos algumas informações como a inauguração da Paróquia do Sobralinho, dia 23 de Janeiro e que no sábado 12 de Fevereiro, as nossas belas vozes vão dar vida ao coro da missa! :) :)
Antes da reunião dos guias e sub-guias, estes falaram com as suas equipas sobre o Empreendimento e pensaram numa forma de arranjar os seus cantitos. :)
Pelas 16:05h, a reunião dos guias e sub-guias começou e as equipas continuaram a reflectir profundamente numa forma de apresentar o Empreendimento e de fazer umas remodelaçõezinhas nos cantos.
Pelas 16:50h a pioneira Ana Moreno saiu por motivos devidamente justificados.
Após a reunião dos guias e sub-guias acabar, o chefe Rodrigo falou-nos da prova “Conhecer a organização da III secção”; seguidamente o chefe Ruben deu-nos uma pequena lição sobre a prova “Descrever os distintivos da III secção” devidamente exemplificada pelo guia Tiago Nunes (!), posteriormente o Tavares discursou sobre a prova “Conhecer a mística da III secção” onde, em silêncio, o ouvimos falar muito filosoficamente! :) :)
Por volta das 17:20h, o Hugo Nascimento abandonou a sede, por motivos devidamente justificados.
Antes de seguir para a missa, recebemos a informação que nos dias 4,5,6 e 7 de Fevereiro vamos acantonar, com o objectivo de arranjar os belos dos cantos (já com os materiais necessários comprados.) e no primeiro dia fazer um Raid e também, que dia 5 de Março, vamos comemorar o dia de B.P.
Depois da missa, os pioneiros que chegaram atrasados tiveram o doloroso castigo de dar 5 voltas à sede a correr!!!. :( :(
Por fim, antes de sairmos, o chefe Ruben interrogou-nos sobre quem já tinha feito o crisma, quem ainda não tinha e quem tencionava faze-lo.
No fim da reunião, na equipa Noitibó faltavam a Ana Moreno e o Hugo Nascimento, e na equipa Jaguar a Andreia Silva e a Ana Isabel.
Sem mais nada a acrescentar, termino aqui a acta da 1ª reunião do novo ano!

terça-feira, janeiro 04, 2005

Uma passagem de ano diferente…

Podia ter sido mais uma passagem de ano como tantas outras, não fosse este o ano em que a Região de Lisboa recebeu o 27º Encontro Europeu de Jovens – Taizé. A sexta-feira, dia 31 de Dezembro, foi marcada pela organização da festa de passagem de ano, não só para os jovens mas também para as famílias de acolhimento. Eu (Sandra) e a Ana Moreno, dispusemo-nos logo a ajudar!

Enquanto os jovens passavam o dia na Fil, no Pavilhão do CEBI em Alverca, estava tudo a ser preparado, desde música, espaço para as famílias apreciarem a festa, a mesa dos comes e bebes (que as famílias iam trazendo ao longo da tarde), tudo foi pensado para que fosse uma noite para recordar! E a organização que ao longo deste encontro foi nota 1000 continuava com a mesma boa disposição que os caracterizava, desde a Dulce, ao Nuno, a Ana Marujo, a Inês, entre outros, todos estiveram de parabéns.A noite começava a chegar e a ansiedade a aumentar. À noite, após a vigília de oração, que foi muito bonita, e em que estiveram presentes não só os jovens mas igualmente as famílias e o pessoal da organização, dirigimo-nos para o CEBI, a fim de comemorar a chegada do Novo Ano.

A festa começou com a contagem decrescente para o Ano Novo, todos muito exaltados. 00:00 E foi a festa total… Feliz Ano Novo, Happy New Year, Bonne Anné, beijos pr’aqui, abraços pra’acolá. Era necessário acalmar um pouco os ânimos e nada melhor do que o visionamento de fotos do pessoal de Alverca durante o encontro, tudo isto ao som dos cânticos Taizé. De seguida, começava a Festa das Nações, em que cada país apresentava danças e canções (que durante a manhã estiveram a preparar), que em conjunto com os outros países e famílias de acolhimento se iam divertindo. O fim das apresentações não significava propriamente o fim da festa, esta continuou ate ás 2:30 com música para todos dançarem. Mas como o que é bom acaba depressa era altura de desligar o som e começar as arrumações. Esta foi uma passagem que me marcou muito, pois durante o tempo que estive envolvida na organização do encontro fui conhecendo diversas pessoas e culturas que muito me marcaram.

E no Sábado após a missa custou-me muito despedir de todo o pessoal. É sempre complicado e triste quando vemos alguém de quem nos tornamo-nos amigos partir, mesmo sabendo que eles não partem para sempre e que existem possibilidades de nos voltarmos a ver. Foi uma experiência muito boa e enriquecedora, não só para mim mas para todos os que contribuíram para o encontro.

Beijos, e uma forte canhota amiga para todo o Grupo Pioneiro. *Feliz Ano Novo*

Sandra Durães